Diferença entre Cobre e Alumínio
As principais diferenças entre o Cobre e o Alumínio são a condutividade elétrica, o peso e as conexões. A mais marcante está na forma como se realizam as conexões entre condutores ou entre condutor e conector. O alumínio é mais utilizado em vias aéreas e externas, já o cobre em instalações internas e subterrâneas.
Segundo a norma de instalações elétricas de baixa tensão, a NBR 5410, é proibido o uso de alumínio em instalações internas residenciais.
Além das diferenças das características físicas, os materiais também possuem médias de valores diferentes. O preço do cobre chega a ser 4x maior do que o preço do alumínio. Sendo assim, se a norma permitir o uso dos condutores de alumínio na sua instalação, pode ser uma ótima alternativa na questão financeira.
É importante destacar que os condutores de alumínio exigem que as conexões sejam feitas com muita atenção, pois a oxidação na superfície do metal prejudica e muito a resistência de contato, podendo inclusive gerar pontos quentes nas conexões.
Tradicionalmente, condutores de alumínio têm sua utilização restrita as linhas de transmissão de energia, cabos de distribuição aérea e algumas poucas utilizações em instalações de potência mais elevada. Nas demais aplicações, o cobre é utilizado.
Entretanto, nos últimos anos têm surgido outras aplicações para condutores de alumínio, notadamente na indústria automotiva e aeronáutica, sendo bem provável que surjam outros usos para esses condutores em um futuro próximo, dado o aumento acentuado do custo do cobre nos últimos sete ou oito anos.
VANTAGENS DO ALUMÍNIO
Os condutores de alumínio são mais pesados e resistirem melhor à deformação.
O alumínio é bem mais barato que o cobre, inclusive , comparativamente, já chegou a ser oito vezes mais barato que um equivalente de cobre.
Todas essas características reduzem os custos do uso desse material em grandes transmissões, pois as torres podem ser menos robustas e o espaçamento entre elas pode ser maior.
VANTAGENS DO COBRE
O cobre possuí maior resistência aos fatores externos como oxidação e corrosão galvânica. Características que reduz o risco de superaquecimento das fiações. Além disso, o cobre é mais maleável que o alumínio, favorecendo o uso para aplicações e instalações em que os fios flexíveis necessários ou desejáveis.
O cobre apesar de mais caro é mais resistente frente à degradação dos circuitos elétricos ao longo do tempo. Característica que o torna tão atraente.
Para maiores dúvidas, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!