fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

FIOS E CABOS DE ENERGIA – O que são e como escolher corretamente para sua instalação

FIOS E CABOS DE ENERGIA - O que são e como escolher corretamente para sua instalação, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

 

Fios e Cabos de Energia – O que são e como escolher corretamente para sua instalação 

 

Para uma instalação elétrica de qualidade é de grande importância saber escolher corretamente os materiais elétricos que serão utilizados. O uso inadequado dos fios e cabos de energia pode causar desde gastos desnecessários na conta de luz até curtos-circuitos e acidentes elétricos mais graves.

Quando o assunto são instalações elétricas, é bem mais fácil lembrarmos de coisas rotineiras e que temos contato em nosso dia a dia, por exemplo, acender uma lâmpada ou colocar o celular para carregar na tomada. Mas existem outros detalhes importantes por trás disso e possuir um breve conhecimento colabora muito para evitar problemas futuros em sua casa, empresa, escritório, etc.

Como não são visíveis fica mais difícil diferenciar e saber a funcionalidade de cada um, sem contar a grande variedade de modelos no mercado. Os tipos de fios e cabos se diferenciam de acordo com sua resistência à corrente elétrica, cor e etc; a escolha e uso correto dependem do que o projeto de sua instalação precisa. Os fios e cabos são essenciais para que um sistema elétrico ou qualquer item que precise de eletricidade funcione, afinal, eles são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica e gerar energia.

Abaixo falaremos sobre alguns tipos de Cabos e fios e suas funcionalidades.

Fios Sólidos:

  Esse tipo de fio é feito de cobre e PVC 750V – material que isola a tensão elétrica, evitando que o cabo transfira eletricidade para outros materiais. É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio.

Justamente por ser pouco flexível não deve ser dobrado, uma vez que se esse fio romper, pode causar a interrupção da corrente elétrica. Por esse motivo também é que os fios sólidos normalmente não são a primeira opção de compra – apenas caso o profissional que está cuidando da instalação ou do projeto recomende determinado modelo.

O tamanho da seção nominal dos fios sólidos – também chamado de bitola – que seria a espessura do fio, varia de 1,5mm² a 10mm² e quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica, que o fio ou cabo irá aguentar.

Fios e Cabos de Energia

 

Cabo Flexível e Cabo Rígido:

Assim como os fios sólidos, estes cabos também são feitos de fios de cobre e isolados em PVC.

Tanto os fios rígidos como os cabos flexíveis podem ser utilizados em obras residenciais, comerciais ou industriais, ou seja, podem ser utilizados em circuitos de iluminação, tomadas, chuveiros, etc. A composição de ambos assim como os fios sólidos são de fios de cobre e isolados em PVC.

Os dois possuem a mesma função, sendo que a diferença mais importante entre esses itens é a flexibilidade dos cabos flexíveis, que permitem uma instalação mais simples e rápida, diminuindo o tempo de mão de obra.

 

Fios e Cabos de Energia

 

Cabo PP:

Os cabos PP são assim denominados por possuírem 2 capas de PVC, uma dentro da outra, o que garante um isolamento extra, ou seja, mais segurança. São cabos formados por condutores de cobre e possuem duas ou mais pontas em apenas uma. De um modo geral qualquer cabo multipolar com duplo isolamento, é chamado de Cabo PP.

Em indústrias são utilizados na instalação de máquinas grandes, que precisam de vários cabos e são muito usados em circuitos de comandos elétricos. Na parte automotiva estão presentes na fabricação de lanternas, acionamentos e etc. E no mercado de eletrodomésticos e eletrônicos são usados em telas, ventiladores, computadores, cabos de potência para caixas de som e etc.

Fios e Cabos de Energia

Cabos Paralelos:

O cabo paralelo é um condutor de energia super importante de se ter na instalação elétrica de sua casa. Sua estrutura, como o nome já indica, comporta pontas internas de forma paralela, ou seja, cada uma é revestida por uma camada de isolamento diferente.

Esses tipos de fios e cabos são recomendados para a instalação de aparelhos pequenos e portáteis e objetos de iluminação como abajures e lustres. Os cabos elétricos também são constituídos por fios de cobre e são considerados flexíveis.

Fios e Cabos de Energia

Fios e Cabos de Energia: Cores 

Já sobre as cores dos tipos de fios e cabos elétricos, existe uma norma padrão para evitar confusões e dar mais segurança para quem trabalha com eles durante a instalação. A cor azul representa os condutores neutros – não possuem tensão elétrica e funcionam para o retorno da corrente elétrica, ou seja, fecham o circuito fazendo com que a corrente elétrica flua. A cor verde para proteção – o popular “fio terra”. As outras cores – vermelho, branco, cinza – são usadas para as diferentes fases da rede elétrica, ou seja, é um condutor que possui carga, tensão.

É importante destacar a necessidade de contar com profissionais capacitados para a preparação e execução do projeto elétrico e para orientar quanto aos produtos mais indicados para compra. Conhecimento prático e teórico sobre as características de cada item é fundamental para garantir a segurança das instalações elétricas.

No site Mega Cobre você vai encontrar uma variação de fios e cabos, com vários modelos e marcas, você encontrará também canais de atendimento, para tirar todas as suas dúvidas e solicitar um orçamento. Não deixe de aproveitar!!!

FIOS E CABOS DE ENERGIA - O que são e como escolher corretamente para sua instalação, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Fale Agora com um de Nossos Atendentes.