Fio elétrico rígido e cabo flexível: Qual a diferença? Entenda qual usar.
Vamos falar um pouquinho sobre condutores elétricos, neste artigo iremos te explicar a diferença entre fio elétrico rígido e o cabo flexível.
O funcionamento entre o fio elétrico rígido e o cabo flexível é igual, ambos possuem o fio de cobre por dentro. Porém, o fio elétrico é formado por apenas um condutor/ um fio metálico de cobre que irá conduzir a eletricidade. Já o cabo é formado por vários pequenos fios que irão formar o cabo condutor. Ou seja, a grande diferença entre fio e cabo elétrico está na sua composição; o fio é formado por apenas uma parte metálica apenas um fio com uma seção constante, e o cabo é formado por vários filamentos que são entrelaçados.
Não existe uma diferença com relação a capacidade de condução de corrente. Então, por exemplo, o mesmo condutor de 2,5mm² fio e o condutor de 2,5mm² cabo irão ter a mesma capacidade de corrente; isso quando estamos nos referindo a instalações residenciais. Assim, no geral não há diferença entre a capacidade de condução de corrente.
CATEGORIA DOS CONDUTORES:
A maior diferença entre fio e cabo está na sua flexibilidade. Os cabos de cobre são definidos pelas classes de condutores. E estas classes estão diretamente relacionadas com sua flexibilidade.
Por exemplo: 4 cabos de 10mm²
classe 1 – fio sólido ( possui apenas 1 fio constante )
classe 2 – cabo rígido ( possui 7 fios)
classe 4 – cabo flexível ( possui 45 fios)
classe 5 – cabo extra flexível ( possui 75 fios)
A capacidade de condução de corrente será a mesma, mas a quantidade de filamentos irá fazer com que ele seja mais flexível a partir do momento que ele tenha mais condutores. Então quanto maior a classe mais flexível o cabo fio é.
VANTAGENS E DESVANTAGENS:
Quando optamos por usar o cabo fica mais fácil a sua utilização pois ele é mais flexível, e com o cabo é mais fácil fazer possíveis emendas. O que, com o fio já seria mais complicado pois o fio é mais rígido, o que dificulta fazer emendas.
Recordando que, não é apenas o tipo de fio que importa, mas sim também a qualidade dele e da sua instalação.
Importante: Toda vez que iremos passar condutores pela instalação e está difícil a passagem é comum usar lubrificantes para facilitar a passagem do cabo pela instalação, geralmente os mais utilizados são o detergente e a vaselina
Porém, tanto o detergente quanto a vaselina são prejudiciais para capa protetora do condutor (o detergente porque ele é feito a base de soda cáustica e a vaselina porque é derivada do petróleo)
Então, quando usamos cabos flexíveis a facilidade de passar por dentro da instalação/ tubulação é muito maior, e isso irá dispensar o uso de lubrificantes.
Lembrando que no mercado existem lubrificantes próprios e adequados para cabos, então não é recomendado usar detergente nem vaselina, porque irá acabar danificando a capa plástica do cabo; o que irá resultar numa série de problemas na instalação elétrica como fuga de corrente, e possibilidades de curtos circuitos.
Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!