Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rank-math domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/fioecabo2/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Fio Rigido vs Cabo Flexivel - Blog Megacobre

Fio Rigido vs Cabo Flexivel

Fio elétrico rígido e cabo flexível: Qual a diferença?       Entenda qual usar.

Vamos falar um pouquinho sobre condutores elétricos, neste artigo iremos te explicar a diferença entre fio elétrico rígido e o cabo flexível.

O funcionamento entre o fio elétrico rígido e o cabo flexível é igual, ambos possuem o fio de cobre por dentro. Porém, o fio elétrico é formado por apenas um condutor/ um fio metálico de cobre  que irá conduzir a eletricidade. Já o cabo é formado por vários pequenos fios que irão formar o cabo condutor. Ou seja, a grande diferença entre fio e cabo elétrico está na sua composição; o fio é formado por apenas uma parte metálica apenas um fio com uma seção constante, e o cabo é formado por vários filamentos que são entrelaçados.

Não existe uma diferença com relação a capacidade de condução de corrente. Então, por exemplo, o mesmo condutor de 2,5mm² fio e o condutor de 2,5mm² cabo irão ter a mesma capacidade de corrente; isso quando estamos nos referindo a instalações residenciais. Assim, no geral não há diferença entre a capacidade de condução de corrente.

CATEGORIA DOS CONDUTORES:

A maior diferença entre fio e cabo está na sua flexibilidade. Os cabos de cobre são definidos pelas classes de condutores. E estas classes estão diretamente relacionadas com sua flexibilidade.

Por exemplo: 4 cabos de 10mm²

classe 1 – fio sólido ( possui apenas 1 fio constante )

classe 2 – cabo rígido ( possui 7 fios)

classe 4 –  cabo flexível ( possui 45 fios)

classe 5 –  cabo extra flexível ( possui 75 fios)

A capacidade de condução de corrente será a mesma, mas a quantidade de filamentos irá fazer com que ele seja mais flexível a partir do momento que ele tenha mais condutores. Então quanto maior a classe mais flexível o cabo fio é.

VANTAGENS E DESVANTAGENS:

Quando optamos por usar o cabo fica mais fácil a sua utilização pois ele é mais flexível, e com o cabo é mais fácil fazer possíveis emendas. O que, com o fio já seria mais complicado pois o fio é mais rígido, o que dificulta fazer emendas.

Recordando que, não é apenas o tipo de fio que importa, mas sim também a qualidade dele e da sua instalação.

Importante: Toda vez que iremos passar condutores pela instalação e está difícil a passagem é comum usar lubrificantes para facilitar a passagem do cabo pela instalação, geralmente os mais utilizados são o detergente e a vaselina

Porém, tanto o detergente quanto a vaselina são prejudiciais para capa protetora do condutor (o detergente porque ele é feito a base de soda cáustica e a vaselina porque é derivada do petróleo)

Então, quando usamos cabos flexíveis a facilidade de passar por dentro da instalação/ tubulação é muito maior, e isso irá dispensar o uso de lubrificantes.

Lembrando que no mercado existem lubrificantes próprios e adequados para cabos, então não é recomendado usar detergente nem vaselina, porque irá acabar danificando a capa plástica do cabo; o que irá resultar numa série de problemas na instalação elétrica como fuga de corrente, e possibilidades de curtos circuitos.

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *