fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

5 Maiores Fontes de Energia do Brasil

5 MAIORES FONTES DE ENERGIA DO BRASIL

Hoje vamos te falar quais são as 5 MAIORES FONTES DE ENERGIA DO BRASIL

Você sabe como é gerada a energia elétrica no nosso país? Quais são as principais fontes de energia do Brasil atualmente?

As fontes de energia elétrica presentes no país desenvolvem um papel essencial para: qualidade de vida, economia, desenvolvimento de tecnologia, funcionamento de grandes fábricas e centros comerciais. Por isso é importante conhecer algumas das que mais são utilizadas no Brasil e quais os principais pontos que se leva em conta sobre o uso e custo de cada uma.

  • Energia Solar 

A energia solar é o aproveitamento da luz do sol para geração de eletricidade, são sistemas fotovoltaicos com placas solares para gerar energia elétrica, e também para aquecimento de água. Trata-se de uma fonte inesgotável de energia, afinal temos sol todo dia. 

Existem duas formas de usar a luz solar como fonte de energia elétrica, a térmica e a fotovoltaica. A térmica usa o calor da luz para gerar vapor e ele aciona os geradores que convertem a energia. Já a fotovoltaica usa a radiação solar captada pelas placas solares e isso gera uma corrente contínua. Assim, um inversor é quem faz o processo de convertê-la em corrente alternada para uso.

Até pouco tempo atrás era uma tecnologia muito cara, mas seu aproveitamento vem crescendo tanto com a instalação de placas fotovoltaicas em residências, indústrias e grandes empreendimentos. Porém, quanto a construção de usinas solares especificamente voltadas para geração de energia elétrica ainda é baixa no país, atualmente o setor é responsável por apenas 0,1% da matriz energética brasileira.

 

5 Maiores Fontes de Energia do Brasil, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

 

  • Energia Termonuclear

A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido  liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unida as partículas do núcleo de um átomo, a divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia. 

No fim da década 60 o governo brasileiro começou a desenvolver o programa nuclear brasileiro destinado a implantar no país a produção de energia atômica. O país possui a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto constituída por 3 unidades: Angra 1, Angra 2 e Angra 3. Atualmente apenas a Angra 2 está em funcionamento e corresponde por mais de 1% da matriz energética brasileira.

 

5 Maiores Fontes de Energia do Brasil, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

 

  • Energia Eólica

Sabemos que o vento é um recurso energético inesgotável, portanto renovável. Em algumas regiões do planeta a sua frequência e intensidade são suficientes para geração de eletricidade por meio de equipamentos específicos para essa função.

Basicamente os ventos fazem os chamados aerogeradores que possuem 3 hélices girarem de acordo com o vento e ativarem turbinas e geradores que convertem a energia mecânica produzida em energia elétrica.

O mais interessante é que essa tecnologia tem tomado conta do nosso país. Atualmente a energia eólica é responsável por mais de 7% da matriz energética brasileira. A principal vantagem é a não emissão de poluentes na atmosfera e baixo impacto ambiental.

 

5 Maiores Fontes de Energia do Brasil, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

 

  • Energia Termoelétrica/ Térmica 

A energia termoelétrica opera com o aquecimento de água para a produção de vapor que aciona o gerador elétrico por meio de turbinas. O funcionamento de uma usina termoelétrica ocorre com a queima de combustíveis fósseis que propicia o aquecimento de água armazenada num reservatório, o que forma um vapor que por sua vez é direcionado para as turbinas do gerador responsável pela produção de eletricidade.

Atualmente essa fonte de energia corresponde a quase 28% da matriz energética brasileira.

 

5 Maiores Fontes de Energia do Brasil, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

 

  • Energia Hidrelétrica 

A energia hidrelétrica corresponde ao aproveitamento das águas dos rios para a movimentação das turbinas geradoras de eletricidade, ou seja, a energia mecânica das turbinas passa por um conversor e gerador que a transforma em eletricidade. Assim, constrói-se barragens no leito do rio para o represamento de água que será utilizada no processo de geração de energia. O mais aconselhável é a construção de barragens em rios que apresentam desníveis em seus terrenos com o objetivo de diminuir a superfície inundada. 

Infelizmente o impacto ambiental é muito maior do que as fontes anteriormente citadas, ocasionando em mudanças nos cursos dos rios, alteração na fauna local, desmatamento na área das usinas. E mesmo que a água seja um recurso que se renova, os períodos de seca podem prejudicar a geração de energia nesse setor.

No Brasil essa é a principal fonte de energia elétrica do país sendo responsável por 65% da matriz energética brasileira.

 

5 Maiores Fontes de Energia do Brasil, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

 

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

 

5 Maiores Fontes de Energia do Brasil, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Referências:

 

https://www.forestieri.com.br/blog/publicacoes/industrias/conheca-as-principais-fontes-de-energia-eletrica/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores.