fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

Cabo de Alarme de Incêndio

Cabo de Alarme de Incendio

Você conhece o cabo de alarme de incêndio? Sabe para o que serve e como utilizá-lo? 

Os sistemas de alarme de incêndio servem como uma linha de vida e uma conexão com os socorristas. Quando um sinal é transmitido ao centro de monitoramento central, a falha não é uma opção.

Os sistemas convencionais de alarme de incêndio existem há muitos anos e mudaram pouco. Eles fornecem tecnologia comprovada que protege muitas centenas de milhares de propriedades em todo o mundo. Os cabos de alarme de incêndio ou cabo para detector de fumaça devem ser com blindagem em fita poliéster.

Cabo de Alarme de Incendio

Quais são as diferenças entre o cabo de alarme de incêndio e o cabo elétrico comum?

O cabo de incêndio é um cabo elétrico igual aos demais, porém a sua diferença está na transmissão do sinal para um sistema de alarme, ele também contém uma blindagem em fita para que possa proteger o sinal que ele transmite para o sistema de alarme.

Assim, se acontecer um incêndio no local  e você não tiver um cabo que tenha essa blindagem pode ser que ocorra uma interferência nesse cabo e não consiga transmitir o sinal para sistema de alarme. Então é muito importante que o cabo de alarme de incêndio tenha essa blindagem.

Internamente este cabo tem o dreno que é o que faz contato com a blindagem e as vias internas. O cabo de incêndio é um cabo vermelho para identificação, que vem marcado no próprio cabo NBR 1724 que significa nada mais que uma proteção contra incêndio para sistema de alarmes.

Cabo de Alarme de Incêndio, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Especificações:

 

– CAPA

– Cor: Vermelho

– Material: PVC Anti-Chama

– Resistência Térmica: 105ºC

– Blindagem: Fita Poliéter

 

– Dreno: Condutor DRENO de 0,5mm

Este cabo é especial porque ele suporta uma tensão maior de até 600V e em uma situação de incêndio sua capa protetora aguenta até 105 ºC sem derreter o cabo nem as vias internas.

São essas especificações que permitem que o sistema possa funcionar para que o incêndio possa ser apagado, além disso, também garante tempo para o cabo mandar o sinal para sistema de alarme e acionar todo o sistema contra incêndio do edifício/prédio.

Assim, o cabo de alarme de incêndio conta com capa anti-chama a 105º C, e também com seu condutor de puro cobre flexível conforme norma. Torcidos paralelamente sendo envolvidos com uma blindagem em fita de poliéster, lhe auxiliando contra interferências.

Quem determina a certificação do cabo de alarme é a NBR 17240 porém quem fiscaliza é o corpo de bombeiros.

Posso utilizar o cabo de alarme em qualquer central de alarme?

É possível utilizar em qualquer central de alarme, o cabo é especialmente para quem trabalha com centrais e com outros tipos de sistemas para detecção.

Normalmente esses cabos contém uma blindagem interna em fita poliéster para realizar a conexão entre a central de alarme e o alarme normalmente são chamados de shield, assim, obtendo maior segurança para o seu sistema de incêndio.

Os cabos de alarme de incêndio são recomendados para ligação entre aparelhos como: centrais de alarme, sensores, atuadores, sirenas, entre outros, assim, ocorrendo a detecção e prevenindo contra incêndios.

Onde utilizar o cabo de alarme incêndio?

Esses cabos  são utilizados em edifícios altos, complexos comerciais, escolas e instituições de ensino, hospitais, hotéis e etc. Para a conexão com sistemas de segurança como detectores de fumaça, iluminação de emergência, placas de saída e centro de comando de incêndio. Esses cabos para alarme de  incêndio são usados ​​onde a segurança contra incêndio é de extrema importância.

Dessa forma, o cabo de incêndio conta com sua capa de PVC vermelha anti-propagação a chama até 105º C, entre outras especificações conforme normas e certificados necessários. O cabo para alarme de incêndio conta também com uma blindagem em fita que envolve as vias, essa blindagem é ideal para que o cabo não tenha interferência de outros cabos no local.

Então preze sempre pela segurança em primeiro lugar. Escolha o cabo certo, procure sempre cabos certificados e feitos para situações de incêndio, procure um técnico de segurança e faça uma instalação segura.

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

Cabo de Alarme de Incêndio, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Referências:

http://cobrecabos.com.br/cabos-sistema-alarme#:~:text=Os%20cabos%20para%20sistema%20de%20alarme%20s%C3%A3o%20os,podem%20instalar%20tamb%C3%A9m%20c%C3%A2meras%20e%20kits%20de%20monitoramento.

https://www.mdcabos.com.br/nossos-produtos/cabo-de-alarme-de-incendio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores.