Fugas de Energia e suas Causas
Conta de luz alta? O que pode ser? Você sabia que a fuga de corrente elétrica é uma das principais causas de sua conta de luz alta? Seja uma fuga de corrente no chuveiro, fuga de corrente no aterramento, ou fuga de corrente nos eletrodomésticos.
Como a fuga de energia acontece? Ela pode ocorrer de 2 formas:
- nos cabos da instalação (na residência, comércio ou indústria)
- nos aparelhos ou nas máquinas elétricos
Mas o que é a fuga de energia?
Este é um desenho de um circuito elétrico com uma carga que é ligada a uma tomada; esta carga pode ser uma lâmpada, máquina de lavar, geladeira ou qualquer aparelho ligado a energia elétrica. A corrente circula naturalmente entre fase neutro ou fase fase (este é o princípio de um circuito elétrico). Quando por alguma situação no circuito parte da corrente “foge” do circuito para o aterramento temos uma fuga (no desenho parte da corrente – setas amarelas- estão indo para aterramento)
É importante entender que um cabo com a parte condutora exposta não necessariamente já caracteriza uma fuga de corrente; portanto para que haja uma fuga de corrente é necessário que essa parte condutora do cabo esteja encostada em um ponto aterrado.
Um dos principais problemas da fuga de corrente é que esta energia circulante para fora do circuito não vai gerar um trabalho efetivo, porque ela vai ser consumida pelo sistema de aterramento causando um aumento no consumo de energia elétrica.
A situação mais grave de fuga de corrente é quando alguém encosta neste ponto energizado e toma um choque elétrico.
Se você notar que de um mês para o outro houve um aumento muito grande na sua conta de luz, isto pode ser um forte indicador de que naquela instalação haja fuga de corrente.
Quais as condições para que haja a fuga de energia e suas causas?
- Fuga de corrente nos cabos das instalações:
- Cabos desencapados e/ou emendas mal isoladas
- Cabos com isolação ressecada e quebradiça
- Cabo ferido
- Umidade e infiltração
- Instalação de cabos aparentes mal feita
- Fuga de corrente nos aparelhos e máquinas:
Outra situação que pode causar fuga de corrente é quando um cabo interno de um aparelho/ máquina ou mesmo algum componente apresenta falha e energiza a carcaça do aparelho. A fuga de corrente nestes casos só vai ocorrer efetivamente quando alguém encostar no aparelho e for eletrocutado ou se este aparelho tiver a carcaça aterrada.
Existem aparelhos e eletrodomésticos duplamente isolados que é quando os circuitos ficam protegidos da carcaça do aparelho justamente para evitar que sua carcaça fique energizada em caso de falha. Muitos aparelhos como geladeiras, fornos elétricos, microondas não possuem esta dupla isolação, por isso eles possuem o terceiro pino do plugue na tomada que é o pino do aterramento, este pino deve ser ligado ao aterramento da instalação, para escoar esta carga elétrica acumulada nas carcaças em casos de falha.
Portanto, sempre procure um eletricista de sua confiança, pois eles são treinados para lidar com a eletricidade e os respectivos problemas que as fugas de energia e suas causas provocam. Assim, eles são capacitados para realizar a manutenção de forma correta e eficiente. Em casos de fiação velha é importante investir e comprar fios e cabos elétricos de qualidade e que garantam segurança, para que você tenha uma boa instalação elétrica em sua casa, e evite acidentes graves que as fugas de energia podem causar.
Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!