fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

Onde utilizar CABOS ESTANHADOS?

Onde utilizar CABOS ESTANHADOS?

Você conhece os cabos estanhados? Hoje vamos entender mais sobre este tipo de cabo, onde são utilizados e o por que de tal uso. 

Você sabe Onde utilizar CABOS ESTANHADOS?

Primeiramente vamos te contar sobre:

O que é o estanho?

O estanho, é um metal que em temperatura ambiente se encontra no estado sólido, possui uma coloração branco prateada, é maleável e resistente a oxidação, pouco dúctil e  de baixo ponto de fusão (232 ºC).

Além disso, ele é um metal polimórfico, ou seja, apresenta diversas estruturas cristalinas. Seu baixo ponto de fusão lhe permite ser muito utilizado na fabricação de diversas ligas metálicas, como a de estanho-cobre, devido à sua capacidade de endurecer o cobre para produzir o bronze. Assim, o estanho é muito utilizado na fabricação do bronze e de diversas outras ligas. Inclusive, sua forma metálica, não é tóxica para seres humanos.

Onde utilizar CABOS ESTANHADOS?, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Afinal, o que é o cabo estanhado?

O cabo estanhado é um cabo de cobre que passa por uma reação química onde ele é envolto pelo estanho. A alteração do material é feita a partir de um procedimento químico onde os átomos de cobre são revestidos de estanho pelo processo de eletrólise e isolados com cloreto de polivilina (PVC) resistente a 105°C. A técnica garante o aumento da resistência, porém, sem perder a flexibilidade ou a capacidade de condução elétrica do material. Desse modo, os cabos estanhados pode ser torcidos e são dimensionados para suportarem tensões nominais de até 750 Volts.

Onde é mais comum o uso do cabo estanhado? 

A resposta é: Navios! Devido as embarcações estarem em um ambiente extremamente agressivo, com sal, água, grande variação de temperatura e combustíveis, suas instalações elétricas estão mais susceptíveis à falhas. 

Dessa forma, no ambiente marítimo os cabos e fios das instalações elétricas sofrem naturalmente com a umidade e a infiltração, que rapidamente os corrói e oxida, principalmente nos terminais. Isto gera falta de contato e, consequentemente, uma enorme perda de condutividade após alguns meses de uso.

Então, devido ao estanho ser mais resistente que o cobre, os cabos estanhados são mais utilizados em navios. Uma camada de estanho é colocada ao redor dos cabos de cobre tornando-os mais resistentes à corrosão, melhorando assim, seu funcionamento em embarcações.

Onde utilizar CABOS ESTANHADOS?, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Características e Tipos de Cabos Estanhados:

Existem quatro tipos básicos de cabos estanhados: os cabos de 1 via com bitolas com dimensões entre 0,30 mm² a 50 mm²; os cabos de 2 vias com bitolas com dimensões entre 0,30 mm² a 4,00 mm²; os cabos de 2 vias paralelos polarizados; e os cabos PP.

Estes cabos são compostos por fios de cobre estanhados eletrolítico, de têmpera mole, com encordoamento classe 5 (extra-flexível), isolados com PVC suportando até 105ºC. Além de possuírem maior impermeabilidade, resistência e flexibilidade.

Onde utilizar CABOS ESTANHADOS?, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Porque usar cabo de cobre estanhado e não cobre nu em embarcações?

O cobre nu em embarcações, principalmente no mar por conta da maresia, se corrói por inteiro, então, quando a maresia entra em contato com o cobre isso vai gerar o que popularmente as pessoas chamam de zinabre. 

O zinabre nada mais é do que óxido de cobre (quando o cobre se oxida), o que vai interferir nas conexões, e logo com as conexões dos cabos oxidadas não irá transmitir sinal ou eletricidade como desejado, causando assim uma interferência nas ligações de transmissão de energia.

Então não se pode usar cabo de cobre nu em embarcações, devido a alta corrosão do cobre que consequentemente irá levar a falhas na transmissão de sinal ou eletricidade, logo, é preciso usar cabos estanhados.

Onde utilizar CABOS ESTANHADOS?, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Além disso, os cabos estanhados tem uma capacidade de condução melhor do que o de cobre comum, ele tem muitos filamentos de cobre, é muito flexível e tem uma capa isolante bem reduzida, mais fininha, para que o cabo seja mais compacto, o que irá reduzir espaço e peso dentro das embarcações sem perder a qualidade do produto.

Assim, os cabos estanhados são utilizados em navios, pois vão te oferecer redução de peso; melhor performance, porque irá conduzir melhor sinal ou a eletricidade; alta resistência à corrosão, então não vai perder o cabo numa instalação elétrica por causa de zinabre;  resistência à tração que é superior a resistência à tração de cabos de cobre nú; além de uma resistência à temperatura de até 105ºC.

Porque um cabo elétrico tem que ser de alta qualidade a bordo?

O barco está num ambiente agressivo por conta do sal, da água, as grande variação de temperatura, combustíveis.

Um bom cabo elétrico tem que ser de cobre virgem, não deve ser de cobre reciclado e esse cobre deve ter uma camada de estanho, por isso cabo estanhado, ele leva uma camada de estanho para proteger o cobre da corrosão.

Além dele ser resistente, o cabo estanhado deve ter uma garantia que o diâmetro dele é constante, caso contrário, ele não vai aguentar a potência do equipamento. A capa deste cabo tem que ser resistente contra solventes: gasolina, óleo diesel e também resistente aos raios ultravioleta do sol, pois parte do cabo pode acabar ficando desprotegida, e tem que ser maleável.

Portanto, os cabos de cobre estanhados são indicados para reduzir os efeitos que a maresia causa sobre cabos de cobre convencionais, assim, proporcionando maior durabilidade das instalações elétricas nas regiões marítimas

Precisa de um orçamento? Entre em contato com o time Mega Cobre através do telefone (11) 2359-0171 ou clique aqui e fale conosco pelo whatsapp. 

Onde utilizar CABOS ESTANHADOS?, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

Referências:

https://www.boatshopping.com.br/boat/boat-shopping/confira-tudo-sobre-cabos-estanhados/

https://discabos.com.br/blog/cabos-estanhados-para-nautica/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores.