fbpx

Conheça os 10 vilões da sua conta de energia

Conheça os 10 Vilões da sua Conta de Energia

Você também se assusta todo mês com o valor da sua conta de luz? Isso acontece devido ao uso indiscriminado de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, somado ao constante aumento nas tarifas das contas de energia elétrica.

Alguns eletrônicos e eletrodomésticos da sua casa consomem mais energia do que outros, e podem acabar se tornando vilões e colaborar para aumentar ainda mais a sua conta de luz.

OBS:

Quilowatts-hora  (kWh): é uma medida de energia sustentada por uma hora e é comumente usada como medida de energia elétrica. Um quilowatts-hora equivale a 3600 joules

watts (            W): é a unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades (SI). É equivalente a um joule por segundo

Bandeira Tarifária de escassez hídrica: a cada 100 kWh gastos são 15 reais a mais na sua conta de luz

Confira abaixo uma lista com 10 itens que podem pesar bastante na sua conta de luz e como você pode se prevenir.

1.Ar Condicionado

O ar condicionado é o vilão número um da sua conta de luz, pois para transformar o ar quente em gelado é preciso converter energia em calor.

Até os modelos mais modernos podem consumir entre 200 kWh a 1,8 mil kWh mensalmente, assim o uso diário de apenas este aparelho pode representar cerca de R$110,00 reais na conta de luz. Se você usar o ar condicionado 12h por dia ao final do ano você terá pago mais de 5 mil reais.

Também é importantíssimo manter a manutenção do aparelho em dia, fazer a  limpeza dos filtros, verificar o funcionamento dos motores.

2.Chuveiro Elétrico

Em segundo lugar temos o chuveio elétrico, ele é responsável, em média, por 25% do consumo de energia de uma residência.

Um chuveiro elétrico simples de 3500 watts pode usar cerca de 70 kWh no mês, o que resultará em aproximadamente 40 reais a mais na conta de luz. Quando usado 1h por dia ao final do ano gera valor de 2 mil reais

Reduzir o tempo no banho ajuda bastante a economizar energia e água.

3.Geladeira

As geladeiras e refrigeradores podem consumir energia além do esperado por estarem sempre ligados na tomada. Esses eletrodomésticos usam entre 30 kWh a 200 kWh ao mês, o que representa cerca de 205 a 340 reais ao longo de um ano. Dependendo do modelo, sua geladeira pode gastar até 3,5 mil reais por ano.

Evite deixá-la aberta ou abri-la várias vezes por dia.

4.Microondas

Os fornos microondas por estarem sempre ligados às tomadas também consomem muita energia, e deixá-los em stand by, apenas com as luzes do painel ligadas, podem consumir até 30 kWh ao mês; por dia é uma média de 20 minutos de uso por dia

Recomenda-se  plugá-lo na energia somente quando for esquentar uma refeição

5.Máquina de Lavar Roupas

A máquina de lavar roupas converte energia elétrica em calor para aquecer a água, além de realizar  processos longos que duram algum tempo.

Com potência média de 350W, uma máquina de lavar pode gerar um aumento de R$40 na conta de luz. Além disso, mais do que apenas consumir energia elétrica, esse dispositivo também consome água

6.Umidificadores de Ar

Aparentemente inocentes os umidificadores de ar mantidos ligados 24h por dia irão utilizar cerca de 160 kWh por mês, por isso recomenda-se o uso consciente por exemplo, deixe portas e janelas fechadas ao ligar aparelho e desligue-o quando o ambiente estiver com boa umidade.

7.Aparelhos em Stand By

Não deixe aparelhos como DVDs, videogame, computadores, TVs em stand by, com a “luzinha” acesa, pois eles estão consumindo energia. Um cerca de 0,32 centavos por dia em um mês são 9,36 reais por mês. Dependendo da quantidade de aparelhos presentes em sua residência isso pode acabar consumindo bastante energia.

8.Cooktop

o cooktop elétrico pode ter alto impacto na sua conta. Se você usar o aparelho apenas uma hora por dia, seu consumo médio mensal é de 68,55 kWh, podendo gerar um gasto de até 750 reais ao ano.

Prefira os fogões à gás.

9.Secador de cabelo

O secador de cabelo também pode ser um grande vilão na nossa conta de luz. Caso tenha uma potência de 2.000 W, com uma utilização de 30 minutos por dia, temos um gasto de 30 kWh por mês.

10. Carregador de celular

Um carregador de celular consome, em média, 0,26 kWh quando não está sendo usado. Esse consumo vai para até 5 kWh quando um celular totalmente carregado está plugado nele.

Assim, mantenha o seu carregador fora da tomada quando não estiver usando e assim que a bateria estiver completa, retire o aparelho e o carregador da conexão.

Evite “gambiarras” em casa para diminuir a conta de luz

Evite o uso de Benjamin para ligar vários aparelhos. Esses dispositivos acabam consumindo mais energia por não serem eficientes.

Ao fazer instalações elétricas, use fios adequados e evite emendas mal feitas. Elas podem aumentar o consumo de energia e causar curto-circuito. E isso é um grande perigo especialmente na hora do banho, podendo dar descargas elétricas e até mesmo matar.

Portanto, sempre prefira um profissional habilitado para fazer serviços elétricos. Eles são treinados para lidar com a eletricidade e realizar a manutenção de forma correta e eficiente. Em casos de fiação velha é importante investir e comprar fios e cabos elétricos de qualidade e que garantam segurança, para que você tenha uma boa instalação elétrica em sua casa, e evite escapes de energia.

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *