fbpx

Problemas nas instalações elétricas como detectar?

A Importância das Manutenções Elétricas

Você sabia que a manutenção em sistemas elétricos têm um papel fundamental na prevenção de prejuízos e acidentes decorrentes do mau funcionamento de um ou mais componentes? A norma brasileira que aborda e regulariza a manutenção elétrica é a norma NBR 5410.

Existem 2 tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva.

Manutenção Preventiva

É a manutenção rotineira que é feita nas instalações para evitar que algum problema ocorra, ela não depende que um defeito ocorra para ser realizada. Um bom exemplo de manutenção preventiva é o reaperto de conexões elétricas que deve ser feito de tempos em tempos.

No exemplo utilizado o reaperto de conexões não partiu de uma falha elétrica, mas caso este reaperto não seja feito ao longo do tempo pode ocorrer aquecimento nas conexões e  causar uma falha elétrica.

Manutenção Corretiva

É a manutenção feita quando ocorre uma falha. Um exemplo simples é um cabo que aqueceu demais rompeu e causou curto circuito, neste caso o eletricista precisa intervir na instalação e fazer a troca deste cabo

Quando fazer a manutenção?

Essa é uma dúvida muito recorrente para muitas pessoas: de quanto em quanto tempo deve ser feita a manutenção preventiva na instalação elétrica? Algumas pessoas dizem que deve ser feita a cada 5 anos, 10 anos ou 20 anos. Porém, no capítulo 8 da norma NBR 5410 que trata apenas de manutenção, o item 8.1 fala sobre a periodicidade de manutenção, neste item fala que “A periodicidade deve ser adequada a cada tipo de instalação. Por exemplo, essa periodicidade deve ser tanto menor quanto maior a complexidade da instalação (quantidade e diversidade de equipamentos), sua importância para as atividades desenvolvidas no local e a severidade das influências externas a que está sujeita.”

Ou seja, a norma não deixa claro o tempo correto para manutenção, assim neste caso deve ser levado em consideração o bom senso e a analisar a vida útil dos equipamentos.

Quem pode fazer a manutenção elétrica, qualquer pessoa ou um eletricista?

A norma NBR 5410 diz no item 8.2 que “ Verificações e intervenções nas instalações elétricas devem ser executadas somente por pessoas advertidas (BA4) ou qualificadas (BA5), conforme tabela 18”

Na tabela acima identificamos quem são as pessoas advertidas ou qualificadas para realizarem a manutenção elétrica. Porém, a inespecificidade de quem pode ou não realizar a manutenção se dá pelo uso do termo “pessoas suficientemente informadas”, o que não sugere claramente a obrigatoriedade de alguém com um curso de elétrica.

Apesar disso, é importante para segurança e prevenção de acidentes escolher um profissional capacitado para realizar as manutenções elétricas.

Trabalhar energizado ou desenergizado?

Um outro ponto importante da manutenção, é sobre a manutenção com circuitos energizados; será que pode?

A norma fala no item 8.3 que “ sempre que possível, as verificações devem ser realizadas com a instalação desenergizada. Invólucros, tampas e outros meios destinados a garantir a proteção contra contatos com partes vivas podem ser removidos para fins de verificação ou manutenção, mas devem ser completa e prontamente restabelecidos ao término destes procedimentos”

Então, dá pra ver que a norma não proíbe a manutenção em circuito energizado, mas isso deve ser feito somente em casos muito específicos.

O que você deve olhar na manutenção?

A norma fala também do que olhar em caso de manutenção preventiva

o item 8.3.1 trata dos condutores e diz que “ deve ser inspecionado o estado da isolação dos condutores e de seus elementos de conexão, fixação e suporte, com vista a detectar sinais de aquecimento excessivo, rachaduras e ressecamentos, verificando-se também se a fixação, identificação e limpeza se encontram em boas condições”

Vale lembrar que, em todo procedimento de manutenção é indispensável usar os equipamentos de proteção individuais (EPI) além de realizar a análise de risco.  A segurança sempre deve ser levada a sério em qualquer atividade de manutenção

Portanto, é de suma importância tratar de todos os detalhes que garantem a segurança do eletricista e das instalações elétricas durante as manutenções elétricas, para evitar riscos e danos futuros.

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *