fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

A Importância das Manutenções Elétricas

A Importancia das Manutencoes Eletricas

A Importância das Manutenções Elétricas

Você sabe a importância das manutenções elétricas? A manutenção em sistemas elétricos têm um papel fundamental na prevenção de prejuízos e acidentes decorrentes do mau funcionamento de um ou mais componentes? A norma brasileira que aborda e regulariza a manutenção elétrica é a norma NBR 5410.

Existem 2 tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva!

Manutenção Preventiva:

É a manutenção rotineira que é feita nas instalações para evitar que algum problema ocorra, ela não depende que um defeito ocorra para ser realizada. Um bom exemplo de manutenção preventiva é o reaperto de conexões elétricas que deve ser feito de tempos em tempos.

No exemplo utilizado o reaperto de conexões não partiu de uma falha elétrica, mas caso este reaperto não seja feito ao longo do tempo pode ocorrer aquecimento nas conexões e  causar uma falha elétrica.

A Importância das Manutenções Elétricas, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Manutenção Corretiva:

É a manutenção feita quando ocorre uma falha. Um exemplo simples é um cabo que aqueceu demais rompeu e causou curto circuito, neste caso o eletricista precisa intervir na instalação e fazer a troca deste cabo.

A Importância das Manutenções Elétricas, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Quando fazer a manutenção?

Essa é uma dúvida muito recorrente para muitas pessoas: de quanto em quanto tempo deve ser feita a manutenção preventiva na instalação elétrica? Algumas pessoas dizem que deve ser feita a cada 5 anos, 10 anos ou 20 anos. Porém, no capítulo 8 da norma NBR 5410 que trata apenas de manutenção, o item 8.1 fala sobre a periodicidade de manutenção, neste item fala que “A periodicidade deve ser adequada a cada tipo de instalação. Por exemplo, essa periodicidade deve ser tanto menor quanto maior a complexidade da instalação (quantidade e diversidade de equipamentos), sua importância para as atividades desenvolvidas no local e a severidade das influências externas a que está sujeita.”

Ou seja, a norma não deixa claro o tempo correto para manutenção, assim neste caso deve ser levado em consideração o bom senso e a analisar a vida útil dos equipamentos.

Quem pode fazer a manutenção elétrica, qualquer pessoa ou apenas um eletricista?

A norma NBR 5410 diz no item 8.2 que “ Verificações e intervenções nas instalações elétricas devem ser executadas somente por pessoas advertidas (BA4) ou qualificadas (BA5), conforme tabela 18”

A Importância das Manutenções Elétricas, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Na tabela acima identificamos quem são as pessoas advertidas ou qualificadas para realizarem a manutenção elétrica. Porém, a inespecificidade de quem pode ou não realizar a manutenção se dá pelo uso do termo “pessoas suficientemente informadas”, o que não sugere claramente a obrigatoriedade de alguém com um curso de elétrica.

Apesar disso, é importante para segurança e prevenção de acidentes escolher um profissional capacitado para realizar as manutenções elétricas.

Trabalhar energizado ou desenergizado?

Um outro ponto importante da manutenção, é sobre a manutenção com circuitos energizados; será que pode?

A norma fala no item 8.3 que “ sempre que possível, as verificações devem ser realizadas com a instalação desenergizada. Invólucros, tampas e outros meios destinados a garantir a proteção contra contatos com partes vivas podem ser removidos para fins de verificação ou manutenção, mas devem ser completa e prontamente restabelecidos ao término destes procedimentos”

Então, dá pra ver que a norma não proíbe a manutenção em circuito energizado, mas isso deve ser feito somente em casos muito específicos.

O que você deve olhar na manutenção?

A norma fala também do que olhar em caso de manutenção preventiva. O item 8.3.1 trata dos condutores e diz que “ deve ser inspecionado o estado da isolação dos condutores e de seus elementos de conexão, fixação e suporte, com vista a detectar sinais de aquecimento excessivo, rachaduras e ressecamentos, verificando-se também se a fixação, identificação e limpeza se encontram em boas condições”

Vale lembrar que, em todo procedimento de manutenção é indispensável usar os equipamentos de proteção individuais (EPI) além de realizar a análise de risco.  A segurança sempre deve ser levada a sério em qualquer atividade de manutenção

Portanto, é de suma importância tratar de todos os detalhes que garantem a segurança do eletricista e das instalações elétricas durante as manutenções elétricas, para evitar riscos e danos futuros.

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

A Importância das Manutenções Elétricas, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Referências: 

https://pilareseng.com.br/manutencao-eletrica-a-importancia-da-sua-realizacao-preventiva/

https://imcresistencias.com.br/blog/manutencao-eletrica/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores.