fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

Tudo que você precisa saber sobre os CABOS DE 1KV

Tudo que você precisa saber sobre os CABOS DE 1KV

Já reparou que há uma marcação na isolação dos cabos elétricos com um valor de tensão? Você sabe o que esse valor significa?

Hoje vamos falar: Tudo que você precisa saber sobre os CABOS DE 1KV!

Os cabos elétricos são um dos principais componentes de uma instalação elétrica, é através dele que levamos energia até a carga de uma instalação, que pode ser um chuveiro, uma lâmpada ou até um motor elétrico, mas quando observamos o cabo, vemos que há uma marcação em sua isolação / cobertura com um valor de tensão, mas afinal, o que significa 0,6/1KV nos cabos elétricos?

O que significa o 0,6/1KV nos cabos elétricos?

Essa tensão que aparece gravada nos cabos indica a tensão de isolação desse cabo, isso quer dizer que essa tensão de isolação vai depender das características construtivas do cabo. Ou seja, essa informação com as tensões nada mais é do que a tensão de isolação que esse cabo foi produzido; e esses valores estão relacionados com o tipo de isolação / cobertura que o cabo possui.

Agora porque aparece esses dois valores de tensão de isolação? O primeiro valor indica a tensão de isolação que esse cabo suporta entre fase e terra, já o segundo valor indica a tensão de isolação entre fase e fase.

Assim um cabo que tenha a indicação 0,6/1KV suporta uma tensão entre fase e terra de 0,6KV ou 600V e entre fases, esse cabo suporta uma tensão de 1KV ou 1000V.

Existe diferença entre cabo 1KV e 750V?

A diferença entre cabo 1KV e 750V está no tipo de isolação ou cobertura que o cabo possuirá, por exemplo um cabo com isolação em PVC terá a indicação de 450/750V, agora um cabo com cobertura em EPR ou XLPE possuirá a indicação de 0,6/1KV.

Tudo que você precisa saber sobre os CABOS DE 1KV, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

O condutor 1KV suporta uma maior condução de corrente elétrica que um cabo 750V porque ele possui uma cobertura que possibilita que o condutor suporte uma maior temperatura interna.

Os cabos com isolação em PVC suportam menos corrente elétrica do que os cabos com cobertura EPR ou XLPE, pois os cabos com isolação em PVC suportam temperatura interna de até 70°C, já os cabo com cobertura EPR ou XLPE suportam uma temperatura interna de no máximo 90°C.

E como a temperatura em um cabo aumenta conforme aumentamos a corrente que circula por ele; o cabo com cobertura EPR ou XLPE suporta uma maior corrente elétrica porque é capaz de suportar uma maior temperatura interna.

Por exemplo: Dois cabos de 4mm² um com isolação em PVC e outro com isolação em EPR. O cabo com isolação PVC ele suportará uma corrente elétrica até atingir uma temperatura de 70°C, acima dessa temperatura a isolação em PVC começa a se degradar até perder completamente sua função de isolação e derrete. O mesmo vai acontecer para o cabo com cobertura EPR mas somente quando essa temperatura interna ultrapassar 90°C, o que faz o cabo com cobertura EPR suportar uma maior capacidade de corrente elétrica.

Onde são utilizados os cabos 1KV?

Os cabos 1Kv podem ser utilizados em eletrodutos enterrados, enquanto os cabos 750V só podem ser usados em condutos fechados. Além disso, cabos com 1KV   também são mais usados em indústrias e entradas de rede predial.

Assim, os cabos 1Kv são recomendados para circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica em prédios residenciais, comerciais, subestações transformadoras e em redes subterrâneas que exijam cabos com maior flexibilidade. É destinado às instalações fixas, podendo ser instalado em bandejas, canaletas, eletrodutos ou dutos subterrâneos, proporcionando, com as características de auto extinção do fogo, maior segurança. Por ser um cabo isolado em EPR com temperatura de operação de 90 ºC, sua capacidade de corrente elétrica é superior em relação aos cabos isolados em PVC.

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

Tudo que você precisa saber sobre os CABOS DE 1KV, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Referências:

http://blogdecorwatts.com/cabos-fios/tipos-de-fios-e-cabos-eletricos/

https://viniciusayrao.com.br/cabo-750v-cabo-1000v-quando-usar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores.