fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

Projeto Elétrico

Projeto Eletrico

Projeto Elétrico: Saiba sua importância

Você sabe para que serve um projeto elétrico? Qual é a sua importância e onde ele ajuda em todo o procedimento da obra? Hoje iremos te esclarecer tudo sobre o projeto elétrico.

Embora a maioria das pessoas não saibam, o projeto elétrico é obrigatório em todos tipos de construção, inclusive as construções residenciais, existem várias normas que dão todos os parâmetros para qualquer tipo de instalação elétrica.

Projeto elétrico, o que é?

O projeto elétrico basicamente é a colocação no papel daquilo que as normas de segurança e instalações elétricas determinam, então, o projeto é obrigatório em todas as instalações, inclusive as residenciais.
Existem algumas normas brasileiras, da ABNT (associação brasileira de normas técnicas), que regulamentam esses projetos.

Este projeto consiste na determinação de materiais, tanto em especificação quanto em quantidade, além de como serão feitas as instalações que demandam energia elétrica após o término da obra, isso vale para iluminação e para a rede de tomadas. Nos projetos elétricos o responsável pela execução, geralmente são profissionais da área que possuem todas as informações necessárias para fazer corretamente as instalações elétricas da obra.

Projeto Elétrico, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Então qual a importância do projeto eletrico?

A importância do projeto elétrico se dá em colocar no papel tudo aquilo que a norma determina, ou seja, se tem um projeto de uma fiação adequada, como fazer a passagem dos cabos adequadamente, etc. Este projeto determina se a instalação elétrica está num patamar de segurança, pois traz a garantia de um serviço seguro e eficaz, além de representar uma considerável economia na execução do serviço.

Caso você não invista em um projeto eletrico isso pode lhe custar caro no decorrer de sua obra, pois o projeto elétrico determina a quantidade e a especificação exata de cada material a ser comprado para sua obra. Se você não tiver um projeto, como irá saber estas informações? Qual será o seu prejuízo se a obra parar porque o eletricista esqueceu de pedir 1m de cabo? E se você comprar algo a mais? Com certeza este prejuízo será muito maior do que o valor que gastaria com o projeto.

As normas também ditam equipamentos para a proteção contra choques, como parte do aterramento e o para-raios, que é o SPDA. Elas obrigam a utilização do DRs, este dispositivo  é um interruptor automático que desliga correntes elétricas de pequena intensidade. Assim ele existe para proteger as pessoas contra choques elétricos, pois se uma pessoa encostar numa tomada, ela vai tomar um choque e vai desarmar esse dispositivos de modo que essa pessoa não vá sofrer algum acidente mais sério por conta desse choque. Inclusive, o DRs também vai indicar a necessidade ou não de se colocar um sistema de proteção contra descarga atmosférica, o famoso para-raios.

Assim, ao contratar uma empresa ou um profissional para elaborar o projeto elétrico em uma obra, você estará com a garantia que todas suas instalações estarão de acordo com a NBR (Norma Brasileira), que por sua vez, sempre preza pela segurança do usuário e do consumidor. Vale ressaltar também, que com o projeto elétrico provavelmente sua obra não terá “gambiarras” que andam na contra mão da segurança.

Projeto Elétrico, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Principais vantagens de um projeto eletrico:

Além do quesito segurança, que acabamos de citar, um projeto eletrico traz muitos outros benefícios, pois se feito de acordo com as normas da ABNT (NBR 5410) pode:

Evitar brechas na segurança e também que as potências dos equipamentos sejam dimensionadas incorretamente, diminuindo os gastos com contas de luz, gerando economia.

Garantir o dimensionamento dos materiais utilizados seja feito com exatidão, evitando gastos desnecessários com materiais.

Assegurar que a instalação tenha uma infraestrutura elétrica feita da forma correta, evitando possíveis quedas de energia decorrentes do desligamento de chaves no quadro geral, além de prevenir choques acidentais, através dos dispositivos DRs.

Versatilidade na alocação dos pontos de tomadas, iluminação e condutos, de forma que alguma mudança possa ser realizada no futuro sem que haja prejuízos.

E por fim, garantia de proteção contra surtos de tensão da rede elétrica, como descargas atmosféricas (raios) e sobretensões de manobra.

Quando finalizar seu projeto elétrico busque por cabos de qualidade e compre com facilidade e segurança na Mega Cobre! Ficaremos felizes em tê-lo como nosso cliente!

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

Projeto Elétrico, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Referências: 

https://p3engenharia.com.br/blog/qual-a-importancia-do-projeto-eletrico-industrial/

https://www.alicerceejr.com/post/por-que-fazer-um-projeto-el/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores!