fbpx

O Que É Um Multímetro e Para Que Serve?

O que é um multímetro

 

Um multímetro é um aparelho portátil e versátil com diversas funções e utilidades na área da elétrica e eletrônica ele mede principalmente a corrente elétrica (A), tensão (V) e resistência (Ω) mas também realiza a medição de baterias, falhas e diagnósticos complexos. Ele substitui o uso de voltímetro, amperímetro e ohmímetro, alguns modelos de multímetro possuem funções como temperatura ou medida da frequência de sinais.

Multímetro digital e analógico

Existem dois modelos de multímetros os analógicos são os mais antigos e estão sujeitos a uma pequena margem de erro, sua medição é feita através de um ponteiro que mostra o resultado da leitura, enquanto o digital mostra o resultado através de números da tela do visor, sendo mais preciso, além de possuir mais funções e calibrar automaticamente enquanto o analógico deve ser feito a calibragem manualmente.

Foto

Categorias do multímetro (CAT)

O multímetro possui algumas categorias de segurança, cada nível é referente a uma utilidade por questões de segurança, cada categoria possibilita maior segurança ao operador.

As categorias são classificadas em CAT I, II, III e IV e referem-se à capacidade do equipamento de suportar os transientes (surto de tensão elétrica que ocorre num intervalo de tempo muito pequeno) da rede. Ou seja, quanto maior a categoria, maior a resistência a um possível surto da rede elétrica.

Foto

CAT (I): Utilizado em baixa tensão, na medição de circuitos como os de rádio transmissor, TV’s, circuitos eletrônicos e circuitos isolados, a menor proteção da categoria. Não utilizar em tomadas.

CAT (II): Este instrumento será utilizado para medições em eletrodomésticos de uso geral, e tomadas distantes a mais de 10m do CAT III ou 20m do CAT IV.

CAT (III): Essa categoria é denominada nível de distribuição para verificação de tensões em tomadas em ambientes residenciais, comerciais em iluminação e em circuitos de distribuição destes ambientes (medições trifásicas e equipamentos fixos (motores).

CAT (IV): Possui o maior nível de segurança das categorias, utilizado para trabalhos em painéis de distribuição, instalações subterrâneas, instalações externas, etc.

Principais aplicações do multímetro

Por se tratar de um aparelho versátil pode ser utilizado em mais de um lugar como em carros para a testagem de fusíveis, relés, baterias, bonina de ignição, sistema de som e muitas outras coisas.

No ambiente industrial para manutenção e calibragem de equipamentos identificando rapidamente algum problema elétrico, em outras funções como testar cabos, indutores, baterias, fusíveis, sem contar que também faz a prova de circuitos e promove ajustes em aparelhos como amplificadores e transmissores.

Outros ambientes como da eletrônica para fazer testes de verificação de sinais, em fontes, placas e no-breaks, entre outras funções como testar equipamentos médicos.

Como podemos ver é um aparelho versátil com muitas utilidades, essencial para diversos trabalhos e aplicações.

Dicas de segurança:

Antes de ensinar algumas medidas como tensões, corrente e resistência vamos falar cobre segurança

  • Nunca substitua o fusível original por um mais barato: os multímetros possuem um fusível de sobrecarga com características próprias ao equipamento, assegurando que ele queime antes que uma sobrecarga chegue em sua mão. Utilize sempre o fusível correto no equipamento, caso não tenha um fusível extra, não utilize fios ou pedaços de metal para um reparo rápido pois o mesmo não lhe dará segurança necessária, além da possibilidade enorme de causar um acidente de trabalho e queimar seu aparelho.
  • Equipamentos baratos e sem qualidade: adquira equipamentos licenciados de qualidade.
  • Utilização indevida: Usar a ferramenta de teste para finalidade errada, pode levar a queima do seu equipamento e ou a medidas incorretas. Verifique a categoria CAT indicada do seu produto.
  • Trabalhando em circuito energizado: Desenergize o circuito sempre que possível , confira antes de entrar no local destinado se o mesmo está realmente desenergizado.
  • Testar o multímetro: Tente não segurar seu equipamento com uma mão e realizar a medição com a outra mão, pois em uma situação de transiente isso pode criar um caminho para o terra passando por seu coração, pendure ou repouse o medidor
  • Nunca ligue um amperímetro em paralelo com a carga que se deseja medir a corrente, pois quando ligado em paralelo causará um curto-circuito nos terminais da carga, podendo ocasionar a queima do equipamento e risco de choque elétrico no operador;
  • Não utilizar a escala de corrente para medir tensão e vice-versa.
  • Utilize equipamentos de segurança:utilize sempre os equipamentos de proteção como luvas e calçados especiais.

 

Principais medidas no multímetro

Uma coisa muito importante ao se usar um multímetro digital é saber selecionar a escala correta para fazer a medição. Sendo assim, podemos exemplificar algumas grandezas com seus respectivos nomes nas escalas:

  • Tensão alternada:VCA, ACV, VAC ou V juntamente com o símbolo ~ sobre ele
  • Tensão contínua:VCC, DCV, VDC ou V com duas linhas sobre ele, uma tracejada e outra contínua.
  • Corrente contínua:DCA, ADC ou A com duas linhas sobre ele, uma tracejada e outra contínua.
  • Corrente alternada:ACA ou A juntamente com o símbolo ~ sobre ele.
  • Resistência:Ohms ou Ω.

 

 

Tensões elétricas: para medir tensões continuas devemos conectar a ponta de prova preta no borne que representa o terra (COM) e a ponta de prova vermelha deve ser conectada ao borne que é utilizado para medir tensões, corrente baixa, diodo, e resistência (VΩmA):

 

colocar a chave seletora na primeira escala superior que for a mais próxima da tensão a ser medida. Por exemplo, suponhamos que vamos medir a tensão contínua de uma bateria de 9V. A escala mais alta próxima de 9V é a escala VDC de 20V. Se por ventura for utilizada uma escala abaixo, a escala de 2V, o multímetro não vai conseguir mostrar o resultado e apresentará o número 1 em sua tela, o que significa infinito. Caso seja utilizada a escala de 200V, vamos perder uma casa decimal em nossa medida, causando uma imprecisão na medição.

 

Foto

 

Nas medições de tensão contínua, o multímetro mede a diferença de potencial entre as suas pontas, logo, se conectar as pontas de prova na polaridade errada (ponta de prova preta no positivo e ponta de prova vermelha no negativo) aparecerá um sinal de negativo no visor, indicando que está invertido.

 

Para medir tensão alternada, não há diferença de cor de ponta de prova, já que o multímetro possui uma ponte retificadora interna para fazer este tipo de medição e o valor de tensão medido que irá aparecer no visor já vai estar aplicado o valor eficaz (RMS) aproximado. Existem multímetros que mostram o valor RMS real, está função é conhecida como True RMS.

 

Correntes elétricas: Para medir corrente com um multímetro convencional, será preciso interromper uma parte do circuito e colocar as pontas de prova do multímetro em série com o circuito:

Esta forma de medir corrente, é recomendada somente para medição de corrente contínua. Este processo não é muito seguro e muitas vezes é difícil de executar. Por estes motivos, devemos utilizá-lo apenas para medir correntes em circuitos de baixa potência. Se for preciso medir a corrente em circuito de alta potência, devemos utilizar um alicate amperímetro.

Esta medição com o alicate só pode ser feita em circuitos de corrente alternada.

 

Resistência, Diodo e Continuidade: Para medir um resistor é bem simples, sendo necessário selecionar a faixa do multímetro que mede resistência e colocar as pontas de prova nos terminais do resistor. Se o valor do resistor for mais alto que a escala selecionada, irá aparecer no visor do multímetro o numero 1, representando infinito. Caso contrário, irá aparecer o valor da resistência que está sendo medida.

SEMPRE TOME CUIDADO AO MEDIR TENSÕES E CORRENTES, POIS HÁ O RISCO DE CHOQUE ELÉTRICO QUE PODE CAUSAR MORTE. MANUSEIE SEMPRE O EQUIPAMENTO SEGUINDO AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE E NUNCA TOQUE EM FIOS OU PARTES METÁLICAS ENERGIZADAS.

 

Pensando em sua segurança e o compromisso de oferecer um produto com excelente qualidade nos da equipe mega cobre

 

 

 

 

 

 

 

 

Referencias:

https://conecta.fg.com.br/multimetro-digital-saiba-tudo-sobre/

https://blogmasterwalkershop.com.br/eletronica/ferramentas-de-medicao-multimetro

https://industriahoje.com.br/o-que-e-um-multimetro-e-para-que-serve

extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5868832/mod_resource/content/1/Experimento%201%20-%20Resistores.pdf

https://www.mundodaeletrica.com.br/dicas-e-cuidados-com-multimetro-e-equipamentos-de-medicao/

https://conecta.fg.com.br/a-importancia-das-categorias-de-multimetros/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *