fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

Cabos de cobre ou alumínio? Como escolher?

Cabos de cobre ou alumínio? Como escolher?

Você sabe quais são as diferenças entre o cabo de alumínio e o cabo de cobre?

 

Quando usar cabo de alumínio? Fios e cabos elétricos de alumínio podem ser usados em residência? O preço do cobre em relação ao alumínio é igual?

 

Hoje vamos te falar sobre: Cabos de cobre ou alumínio? Como escolher?

Diferença entre cabo de cobre e cabo de alumínio:

O uso dos cabos de alumínio são mais comuns nas instalações de alta tensão, na rede de transmissão e na rede de distribuição, como por exemplo em postes, a maior parte dos cabos provavelmente são de alumínio. Já o cabo de cobre é mais comum dentro das instalações residenciais.

Nas Instalações elétricas em baixa tensão a norma NBR 5410 diz que o uso do cabo de alumínio pode ser feito em instalações industriais e instalações comerciais.

Nas instalações industriais temos que estabelecer alguns requisitos para o uso de cabos de alumínio, como: 

  • A seção nominal dos condutores deve ser igual ou superior a 16 mm², ou seja, não se pode utilizar um cabo de alumínio menor que 16 mm² em instalações industriais.
  • A instalação elétrica industrial que utilizar cabos de alumínio deve ser alimentada diretamente por uma subestação de transformação ou um transformador, a partir de uma rede de alta tensão, ou possua fonte própria.
  • A instalação e manutenção deve ser realizada por profissionais qualificados e habilitados, como engenheiros ou técnicos na área de eletricidade.

Nas instalações elétricas comerciais pré-requisitos para o uso de cabos de alumínio são:

  • A seção nominal mínima dos condutores deve ser igual ou superior a 50 mm², ou seja, não se pode utilizar cabos de alumínio menor que 50 mm² em instalações comerciais.

  • Os estabelecimentos locais que utilizarem cabos de alumínio devem ser de baixa ocupação de pessoas, ter uma rota de fuga para emergências e o pé direito da instalação tem que ter no mínimo 28m de altura; ou seja, lugares com grande quantidade de público, como shoppings e hospitais, são proibido o uso de condutores de alumínio.

  • A manutenção deve ser feita por pessoas qualificadas e com conhecimento técnico em eletrônica, como um engenheiro ou eletricista

Normalmente os cabos de alumínio são utilizados na parte de alimentação, na parte que liga o disjuntor geral por exemplo. Além de também ser proibido em instalações residenciais. 

Ambos são capazes de conduzir energia elétrica porém temos algumas diferenças com relação a alguns aspectos físicos do cabo, como:

Densidade:

  • Alumínio: 2700 kg/m³
  • Cobre: 8890 kg/m3³

Alumínio tem uma densidade menor que do cobre, assim, o alumínio é mais leve que uma mesma quantidade de cobre. Isso quer dizer que o mesmo volume do material de cobre pesa 3,3 vezes mais que o mesmo volume de alumínio, o que vai resultar em uma grande diferença no peso.

Esse peso é relevante na hora da construção da estrutura para suportar um cabo de cobre ou alumínio, dessa forma, para cabos de cobre é preciso uma estrutura mais reforçada.

Resistividade:

  • Cobre: 0,017 Ωmm²/m
  • Alumínio: 0,028 Ωmm²/m

O cobre tem uma resistividade muito menor que a do alumínio, isso faz com que o cobre seja um melhor condutor elétrico do que o alumínio, e essa diferença é muito importante porque ela impacta na capacidade de condução de corrente.

Por exemplo dois cabos de 10mm² um de alumínio e outro de cobre, a quantidade máxima de corrente que eles suportam é diferente.

Então não se pode usar a mesma espessura de um cabo de alumínio para tentar comportar a mesma corrente elétrica que a mesma espessura que um cabo cobre, essa diferença é muito importante, então geralmente os cabos de alumínio costumam ser mais grossos que os cabos de cobre, por causa da capacidade de condução de corrente.

Na norma NBR 5410 indica as capacidades de condução de corrente para os condutores de cobre e para os de alumínio, e esse valores devem ser levados em conta no momento em que for feito o dimensionamento.

Cabos de cobre ou alumínio? Como escolher?, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Valores:

Os cabos de cobre são relativamente mais caros que os cabos de alumínio por conta que o cobre tem características melhores e é um produto mais caro que o  alumínio. O cobre é em média 4 vezes mais caro que o alumínio.

Então dependendo do dimensionamento e do uso do cobre ou de alumínio, quando for possível dentro das especificações e da norma usar o cabo de alumínio ou usar o cabo de cobre é bom pensar no preços para vê se vale a pena usar o cabo de cobre em relação ao cabo de alumínio, pois esse peso do valor é importante na hora em que se está projetando uma instalação elétrica.

E aqui na Mega Cobre Fios e Cabos Elétricos você encontra a linha completa de cabos de cobre e de alumínio. Então após decidir qual cabo se encaixa melhor a sua necessidade acesse nosso site e faça sua compra! Se preferir cabos de cobre acesse esse link: https://fioecabo.com.br/product-category/cabo-flexivel-750v-100-metros/

Caso prefira os cabos de alumínio acesse esse link: https://fioecabo.com.br/product-category/cabo-aluminio-multiplex-100-metros/

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

Cabos de cobre ou alumínio? Como escolher?, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Referências:

https://www.decorlux.com.br/qual-o-melhor-condutor-cobre-ou-aluminio/

https://eletroenergia.com.br/materiais-eletricos/condutor-de-cobre-ou-aluminio-qual-a-diferenca-e-como-escolher/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores.