Você já ouviu falar do cabo chumbo? Sabe para o que serve o cabo chumbo e como utilizá-lo?
No post de hoje vamos te contar: Para que serve o cabo chumbo!
O que é o Chumbo?
Primeiramente é importante sabermos o que é o Chumbo?
O chumbo é um metal muito versátil pela sua maleabilidade, dureza e resistência à oxidação. No entanto, é um metal tóxico e bioacumulativo, considerado um contaminante ambiental, além de ser ofensivo à saúde humana. Atualmente se usa o chumbo na fabricação de baterias, mantas de blindagem, cabos, aditivo de gasolina, entre outros.
Além disso, o chumbo é um metal pesado, com baixa dureza, por isso, sendo fácil de ser manipulado (maleável). É um elemento que possui resistência à corrosão dos ácidos clorídrico e sulfúrico diluídos, tendo assim uma maior durabilidade.
Em condições normais de temperatura e pressão, o chumbo possui aspecto sólido, de cor cinza azulado. Por conta de o chumbo ser um metal tóxico e bioacumulativo, ele pode provocar mudanças bioquímicas e funcionais nos organismos vivos.
O fio de chumbo obtém pureza superior a 99,98%, o que garante seu desempenho quando utilizado. Dessa forma, quanto mais puro o chumbo utilizado, mais preservadas estarão suas características físicas, como baixa condutividade térmica, que é um dos destaques em sua aplicação.
Para o que serve o cabo chumbo?
O cabo chumbo, também conhecido como plastichumbo, é um cabo que pode ser utilizado para instalações fixas que tenham contato com superfícies expostas e úmidas. Sua cobertura reforçada oferece grande resistência às ações mecânicas e segurança por sua isolação e cobertura serem do tipo BWF (Resistente à chama).
Podem ser utilizados para processos de medição de folgas, especialmente, em equipamentos rotativos, como é o caso de mancais deslizantes de turbinas, compressores, redutores e bronzinas de motores elétricos .
Além disso, a aplicação de fio de chumbo também pode ser realizada em folgas entre palhetas de turbinas e carcaças, folga entre palhetas de compressores axiais, carcaça, folga de labirintos, folga de moenda e folgas em capa externa de caixa de rolamento. Os locais de utilização do cabo justificam o fato dele ser plano (chato), ou seja, é um cabo diferente daqueles que estamos acostumados a ver, redondos, os cabos chatos possuem maior resistência a desgastes decorrentes de atrito, resistência à tração de máquinas, por exemplo.
O seu formato achatado promove menor tensão e facilita a movimentação evitando possíveis danos nos circuitos internos, isso explica o fato do cabo ser plano e não redondo.
Esse formato também permite que ele seja embutido no rejunte para ligar uma tomada e não ter que precisar quebrar a cerâmica, por exemplo, ou você pode utilizá-lo em um jardim colocando-o direto na terra sem a necessidade de usar uma mangueira.
Os locais de instalação do cabo chumbo podem ser:
- Quadro elétrico
- Uso doméstico
- Uso industrial
- Enterramentos
Analisando mais de perto pode-se ver as duas capas isolantes, assim, ele se parece com um cabo pp, neste caso da foto acima esse aqui tem duas vias, cabos rígidos de cobre 2,5mm² e isolação de PVC e por fora tem essa outra isolação também em PVC só que reforçado.
Este condutor elétrico é composto por fios de cobre eletrolítico, têmpera mole, classe 1 de encordoamento atendendo a norma ABNT NM 280.
Possui uma isolação em composto termoplástico polivinílico (PVC) tipo PVC/A. Além de uma cobertura extra de isolação em composto termoplástico polivinílico PVC tipo PVC/ST1.
A cor de sua cobertura geralmente é cinza, e as cores das vias são azul e preto/branco.
A seção nominal do condutor (mm²) possui diferentes diâmetros de tamanhos: 2×0,75; 2×1; 2×1,5; 2×2,5; 2×4
Este é um cabo extremamente resistente e de alta qualidade; é um cabo relativamente um pouco mais caro que os cabos tradicionais, porém é um cabo que possui uma resistência muito alta devido a sua proteção extra na isolação e da tecnologia utilizada em sua construção.
O cabo plastichumbo é preparado para você colocar direto no ponto que você precisa. A vantagem do cabo chumbo é agilizar o serviço do eletricista, pois ele ajuda a economizar muito tempo de trabalho, além de, ganhar velocidade e melhor acabamento no serviço. Porém a desvantagem é que caso dê algum problema no decorrer do percurso você terá que tirar o cabo e recolocá-lo ou então substituir por uma nova ligação.
Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!
https://www.sil.com.br/pt/produtos/cabos-r%C3%ADgidos/cabo-chumbo-sil.aspx
http://www.distribuidorapampulha.com.br/produtos/fios-e-cabos-el-tricos-44/cabo-plastichumbo-338https://brasilescola.uol.com.br/quimica/chumbo-pb.htm