fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

Para o que serve o cabo CHUMBO?

Para o que serve o cabo CHUMBO?

Você já ouviu falar do cabo chumbo? Sabe para o que serve o cabo chumbo e como utilizá-lo? 

No post de hoje vamos te contar: Para que serve o cabo chumbo!


O que é o Chumbo?

Primeiramente é importante sabermos o que é o Chumbo?

O chumbo é um metal muito versátil pela sua maleabilidade, dureza e resistência à oxidação. No entanto, é um metal tóxico e bioacumulativo, considerado um contaminante ambiental, além de ser ofensivo à saúde humana. Atualmente se usa o chumbo na fabricação de baterias, mantas de blindagem, cabos, aditivo de gasolina, entre outros.

Além disso, o chumbo é um metal pesado, com baixa dureza, por isso, sendo fácil de ser manipulado (maleável). É um elemento que possui resistência à corrosão dos ácidos clorídrico e sulfúrico diluídos, tendo assim uma maior durabilidade. 

Em condições normais de temperatura e pressão, o chumbo possui aspecto sólido, de cor cinza azulado. Por conta de o chumbo ser um metal tóxico e bioacumulativo, ele pode provocar mudanças bioquímicas e funcionais nos organismos vivos.

O fio de chumbo obtém pureza superior a 99,98%, o que garante seu desempenho quando utilizado. Dessa forma, quanto mais puro o chumbo utilizado, mais preservadas estarão suas características físicas, como baixa condutividade térmica, que é um dos destaques em sua aplicação.

Para o que serve o cabo chumbo?

O cabo chumbo, também conhecido como plastichumbo, é um cabo que pode ser utilizado para instalações fixas que tenham contato com superfícies expostas e úmidas. Sua cobertura reforçada oferece grande resistência às ações mecânicas e segurança por sua isolação e cobertura serem do tipo BWF (Resistente à chama).

Podem ser utilizados para processos de medição de folgas, especialmente, em equipamentos rotativos, como é o caso de mancais deslizantes de turbinas, compressores, redutores e bronzinas de motores elétricos .

Além disso, a aplicação de fio de chumbo também pode ser realizada em folgas entre palhetas de turbinas e carcaças, folga entre palhetas de compressores axiais, carcaça, folga de labirintos, folga de moenda e folgas em capa externa de caixa de rolamento. Os locais de utilização do cabo justificam o fato dele ser plano (chato), ou seja, é um cabo diferente daqueles que estamos acostumados a ver, redondos, os cabos chatos possuem maior resistência a desgastes decorrentes de atrito, resistência à tração de máquinas, por exemplo.

O seu formato achatado promove menor tensão e facilita a movimentação evitando possíveis danos nos circuitos internos, isso explica o fato do cabo ser plano e não redondo.

Esse formato também permite que ele seja embutido no rejunte para ligar uma tomada e não ter que precisar quebrar a cerâmica, por exemplo, ou você pode utilizá-lo em um jardim colocando-o direto na terra sem a necessidade de usar uma mangueira.

Os locais de instalação do cabo chumbo podem ser:

  • Quadro elétrico
  • Uso doméstico
  • Uso industrial
  • Enterramentos

Para o que serve o cabo CHUMBO?, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Analisando mais de perto pode-se ver as duas capas isolantes, assim, ele se parece com um cabo pp, neste caso da foto acima esse aqui tem duas vias, cabos rígidos de cobre 2,5mm² e isolação de PVC e por fora tem essa outra isolação também em PVC só que reforçado.

Este condutor elétrico é composto por fios de cobre eletrolítico, têmpera mole, classe 1 de encordoamento atendendo a norma ABNT NM 280. 

Possui uma isolação em composto termoplástico polivinílico (PVC) tipo PVC/A. Além de uma cobertura extra de isolação em composto termoplástico polivinílico PVC tipo PVC/ST1.

A cor de sua cobertura geralmente é cinza, e as cores das vias são azul e preto/branco.

A seção nominal do condutor (mm²) possui diferentes diâmetros de tamanhos: 2×0,75; 2×1; 2×1,5; 2×2,5; 2×4

Para o que serve o cabo CHUMBO?, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Este é um cabo extremamente resistente e de alta  qualidade; é um cabo relativamente um pouco mais caro que os cabos tradicionais, porém é um cabo que possui uma resistência muito alta devido a sua proteção extra na isolação e da tecnologia utilizada em sua construção.

O cabo plastichumbo é preparado para você colocar direto no ponto que você precisa. A vantagem do cabo chumbo é agilizar o serviço do eletricista, pois ele ajuda a economizar muito tempo de trabalho, além de, ganhar velocidade e melhor acabamento no serviço. Porém a desvantagem é que caso dê algum problema no decorrer do percurso você terá que tirar o cabo e recolocá-lo ou então substituir por uma nova ligação. 

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

Para o que serve o cabo CHUMBO?, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,Referências:

https://www.sil.com.br/pt/produtos/cabos-r%C3%ADgidos/cabo-chumbo-sil.aspx
http://www.distribuidorapampulha.com.br/produtos/fios-e-cabos-el-tricos-44/cabo-plastichumbo-338https://brasilescola.uol.com.br/quimica/chumbo-pb.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores.