fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

Entenda o PADRÃO DE CORES dos Fios e Cabos Elétricos

Entenda o PADRÃO DE CORES dos Fios e Cabos Elétricos, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Entenda o Padrão de Cores dos Fios e Cabos Elétricos

 

Para garantir a segurança das instalações elétricas e dos profissionais que trabalham com a manutenção e instalação de sistemas de fios e cabos, os condutores são identificados por um padrão de cores que serve para identificar a função de cada um.

Infelizmente, nem toda instalação segue essa norma (podendo ser antiga ou irregular), mas é importante conhecê-las, uma vez que seguem de base para inúmeras instalações aqui em nosso país.

De acordo com a norma NBR 5410 não é obrigatória a utilização da tabela de cores para identificar os cabos, mas se for utilizada a cor como forma de identificação da função, estas cores devem seguir o padrão que é instruído.

 

PADRÃO DE CORES: Cabo Azul

Usado para condutores neutros com isolação.

Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor neutro, em caso de identificação por cor deve ser azul.

 

PADRÃO DE CORES: Cabo Verde ou Verde com Amarelo

Para condutores de proteção, ou como são conhecidos “fio terra”.

Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de de cabo multipolar utilizado como condutor de proteção (PE), em caso de identificação por cor deve ser verde-amarelo ou verde apenas.

 

PADRÃO DE CORES: Cabo Vermelho, Preto ou Marrom

Indicado para condutores fase.

Para o condutor fase pode-se utilizar quaisquer cores desde que não use as cores estabelecidas nos itens anteriores. Geralmente são usadas as cores vermelho, preto e marrom.

PADRÃO DE CORES

 

Vale destacar que apesar de existir uma norma específica para essa padronização, muitas instalações não seguem a coloração oficial, por esse motivo não se deve confiar fielmente na cor do fio na hora de fazer manutenções ou novas instalações. É crucial consultar detalhadamente os mapas da instalação e medir a tensão presente em cada condutor.

Entenda o PADRÃO DE CORES dos Fios e Cabos Elétricos, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

 

A Mega Cobre tem muitas variedades de cabos e cores. Temos algumas opções que podem ser perfeitas para você. Visite nossa plataforma para tirar suas dúvidas e realizar um orçamento!

Entenda o PADRÃO DE CORES dos Fios e Cabos Elétricos, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

4 thoughts on “Entenda o PADRÃO DE CORES dos Fios e Cabos Elétricos

    • fioecabo says:

      Olá, Aloisio, como vai? Conforme descrito no texto essa norma de cores não é obrigatória mas ela facilita na identificação quando necessário realizar reparos ou substituição, mas de toda forma é sempre necessário consultar um profissional e o mapa de instalação e medir a tensão de cada condutor para saber em qual cabo está mexendo. Att: Equipe Mega Cobre!

  1. Tomaz Ribeiro says:

    Grato pela informação, vou reformar meu ap e gostaria de fazer o correto e fácil de entender. Pretendo relembrar as aulas de instalação elétrica predial antes de chamar um profissional.

    • fioecabo says:

      Ficamos felizes que nosso conteúdo tenha lhe ajudado a entender melhor a questão dos padrões de cores. Quando começar a reforma estaremos a disposição para orçamentos de fiação elétrica. Conte conosco! Att: Equipe Mega Cobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Entre em contato com um dos nossos consultores.