CABOS ELÉTRICOS DE ALTA, MÉDIA E BAIXA TENSÃO
Você já ficou em dúvida em qual cabo escolher para seu projeto elétrico? Sabe quais são as principais diferenças entre os cabos elétricos de baixa, média e alta tensão? Hoje iremos desvendar esta dúvida cruel.
Cada instalação elétrica possui um tipo específico de cabo, para que possam resistir às tensões de energia elétrica apropriada. Assim, ao realizar instalações de baixa, média e alta tensão, muitas vezes é questionável qual cabo elétrico é mais apropriado. Pois, o mercado oferta muitos modelos de cabos elétricos para diversos tipos de instalações, e a utilização do tipo certo de cabo irá lhe garantir a segurança e eficiência de sua instalação elétrica.
De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), um sistema de distribuição consiste em uma rede elétrica e na instalação de equipamentos elétricos que utilizam diferentes tipos de tensão. A tensão da rede é classificada como:
Alta tensão: acima de 36 kV
Média tensão: acima de 1kV e abaixo de 36kV
Baixa tensão: menor ou igual a 1kV
Dessa maneira, o cabo elétrico utilizado deve corresponder ao tipo de instalação e à sua capacidade de transmissão. Pois cada cabo possui características específicas que irão atender a classificação de acordo com o nível da tensão utilizada.
Baixa Tensão
Os cabos de baixa tensão são formados por simples condutores trançados de cobre que conduzem uma baixa quantidade de energia elétrica através de suas ligações. Eles suportam até 1000 volts, ou seja, 1kV. Assim, são recomendados para uso doméstico ou para usos industriais leves.
Dentre suas utilizações podemos destacar: o uso em instalações de conexão telefônica com materiais de borracha, conexões para painéis elétricos ou solares, conexões de elevadores, iluminação decorativa, instalações de luz onde há a necessidade de proteção contra umidade. Além disso, também são utilizados em pequenos eletrodomésticos.
Os cabos de baixa tensão são os mais comuns e versáteis, com maior variedade de materiais utilizados em sua cobertura.
Média Tensão
Os cabos de média tensão conduzem uma corrente elétrica de 1 kV até 36 kV, Devido a grande quantidade de tensão que devem reter em seu interior, eles possuem uma maior quantidade de isolação em XLPE ou EPR, sendo seis camadas de isolação.
A primeira camada, mais interna, é a parte principal do condutor; a seguinte é um semicondutor interno; a próxima uma isolação em XLPE; depois uma camada semicondutora externa; seguindo com uma blindagem metálica (de cabo de cobre de 6mm dividido) entorno do cabo; após uma fita de separação plástica de poliéster; e por fim uma grande cobertura em PVC.
Estes cabos são recomendados para linhas aéreas e subterrâneas; pois normalmente transportam energia elétrica de subestações para usinas de transformação, e também para outras redes de distribuição elétrica.
Dentre suas utilizações podemos incluir: a energização de grandes indústrias de produção, shopping centers ou pontes rodoviárias de uma cidade.
Alta Tensão
Os cabos de alta tensão são produzidos com alta rigidez, e são capazes de suportar e transportar uma corrente elétrica acima de 36 kV. Por conta de transportarem uma enorme quantidade de energia elétrica, estes cabos obrigatoriamente possuem uma maior isolação em XLPE ou EPR para proteger qualquer um que entre em contato. Além disso, são bastante resistentes à temperaturas elevadas e também são anti-chama.
Dessa forma, por serem muito grossos e correrem o risco de causar graves acidentes, habitualmente eles são encontrados no subsolo, torres ou debaixo d’água.
Dentre suas utilizações está o transporte de altas tensões de correntes elétricas das usinas para as subestações. Também são usados em conexões elétricas de longa distância entre cidades, e indústrias que requerem uma carga elétrica mais pesada, como maquinários de alta tensão.
Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!