fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

Tudo sobre os Cabos de COBRE NÚ

Tudo sobre os Cabos de COBRE NÚ

Você já ouviu falar dos cabos de cobre nú? Sabe onde e para o que são utilizados?

Vamos entender mais a respeito deste produto. Hoje vamos te falar Tudo sobre os cabos de COBRE NÚ!

De alta pureza, resistência e capacidade de condução, os cabos de cobre nú são utilizados em sistemas elétricos de alta voltagem. Mas primeiro vamos entender o que é o cobre:

 

O cobre é o metal mais antigo conhecido pela humanidade, desde o período neolítico, quando era usado para produção de instrumentos de trabalho, armas e utensílios, é provável que tenha sido o primeiro metal a ser manipulado pelo homem. Ele pode ser utilizado em sua forma pura ou combinado com outros metais como o estanho.

Além disso, o cobre é um metal com coloração alaranjada/avermelhada, seu material é bastante maleável o que torna possível produzir placas, tiras e fios com ele; tornando a produção de cabos de cobre muito utilizada nas indústrias, pois além do cobre ter fácil maleabilidade ele também apresenta resistência à corrosão. É também um excelente condutor elétrico, por isso é muito utilizado em sistemas elétricos, assim, podemos facilmente encontrar cabos de cobre durante o dia a dia, pois é através deles que a energia chega até nós.

 

O que é o Cabo de Cobre Nu?

Cobre nu é um condutor sólido de fio de cobre eletrolítico, produzido a partir de cobre sem impureza e da mais alta qualidade. Seu processo de fabricação deve ser conforme as normas brasileiras. Além do mais, o cabo de cobre nu tem como uma das principais características a pureza de 99,9%, feito através da flotação, ele também não é feito com nenhum tipo de matéria-prima reciclada, como no caso de fios de sucata, o que acaba auxiliando na qualidade do produto, evitando a corrosão do material.

Os cabos formados por fios de cobre nu eletrolítico devem atender a todas especificações técnicas exigidas pelas normas brasileiras, seguir o sistema de qualidade ISO 9001 e ter o selo de aprovação da ABNT NBR 6524 e NBR 5111. Para que se possa garantir a segurança e qualidade do produto durante sua utilização.

  • NBR 5111 diz que “fios de cobre nu de seção circular são para fins elétricos”. 

  • NBR 6524 diz que “cabos de cobre duro, meio duro com ou sem cobertura são para instalações aéreas” 

  • NBR 5349 diz que “cabos nus de cobre mole são para fins elétricos”.

São chamados de cabos de cobre nú por não terem nenhum tipo de revestimento externo (isolação) como os fios encapados.

Tudo sobre os Cabos de COBRE NÚ, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Os cabos de cobre nú geralmente são recomendados para as instalações de linhas aéreas, para transmissão e distribuição de energia elétrica e para sistemas de aterramento (spda). 

Assim, estes tipos de cabos podem ser utilizados em diversos ramos industriais. Mas, por serem sem revestimento, sua utilização se limita à instalação em locais em que a falta da camada protetora não traz perigo para pessoas, animais e equipamentos, como já dito anteriormente em instalações aéreas e sistemas de aterramento. Ou seja, em sistemas elétricos subterrâneos e para-raios, e no mercado de transmissão de energia, como iluminação pública.

Desse modo, um dos principais destaques para utilização dos cabos de cobre nú são nos sistemas de aterramento subterrâneo, onde ele serve como descarga atmosférica, recebendo elevadas voltagens e temperaturas. Também pode ser utilizado em instalações industriais simples e espaços residenciais (por não haver proteção externa, isolação, precisam ser utilizados em locais que não tragam risco), sendo rigorosamente instalados em cabeamentos aéreos ou subterrâneos.

Tudo sobre os Cabos de COBRE NÚ, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

O cabo de cobre nu pode ser enterrado diretamente no solo?

A norma NBR 5410 diz que os eletrodutos só podem ser anti-chama; dentro dos eletrodutos utilizar apenas cabos isolados, seja unipolar, seja multipolar, ou seja, cabo isolado tem que ter proteção. Porém, temos uma exceção para os cabos de cobre nú no aterramento, podemos sim utilizar cabos nús em aterramento, pois isso confere a proteção mecânica que é a exceção da norma, e na maioria das vezes o cabo nú é enterrado no solo, então não utiliza-se eletroduto, ele é apenas enterrado como uma área de spda (sistema de aterramento). 

Dessa maneira, sempre exija cabos de cobre nú que atendam as normas, cuidado ao adquirir produtos não conformes.

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

 

Precisa de um orçamento? Entre em contato com o time Mega Cobre através do telefone (11) 2359-0171 ou clique aqui e fale conosco pelo whatsapp. 

Tudo sobre os Cabos de COBRE NÚ, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Referências:

https://matchsolutions.com.br/cabos-de-cobre-nu-para-que-servem/

https://www.forestieri.com.br/blog/publicacoes/revenda/para-que-serve-o-cabo-de-cobre-nu/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores.