fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

12 Dicas de Como Economizar Energia Elétrica

12 Dicas de Como Economizar Energia Elétrica

Você quer ter uma economia na sua conta de luz? Hoje vamos te dar 12 Dicas de Como Economizar Energia Elétrica!

Primeiramente você precisa saber que no Brasil trabalhamos com as bandeiras tarifárias, isso quer dizer que, em alguns períodos do ano essas bandeiras vão alterando para vermelha, amarela ou verde. Ou seja, quando estamos utilizando a bandeira vermelha significa que estamos dependendo de uma energia mais cara que são as termelétricas*; e quando estamos utilizando a bandeira verde quer dizer que dependemos da energia hidroelétrica*.

*Energia termoelétrica é um tipo de energia elétrica formada a partir da queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral ou gás natural) nas usinas termoelétricas.

*Energia hidroelétrica é um tipo de energia elétrica formada a partir da força da água, nas usina hidrelétricas.

Agora vamos as 12 Dicas de Como Economizar Energia Elétrica:

 

  1. Troque as suas lâmpadas:

    12 Dicas de Como Economizar Energia Elétrica, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

As lâmpadas de LED são seis vezes mais econômicas que as lâmpadas incandescentes. Porque as incandescentes têm uma vida útil de apenas mil horas, enquanto as lâmpadas de led tem uma vida útil de 25 mil horas, essa pequena troca irá resultar numa economia de até 30% na conta de luz.

 

  1. Iluminação Natural:

Utilize o máximo possível de luz natural durante o dia, evite ligar as luzes enquanto  ainda está vindo luz do lado fora, abra o máximo de janelas

Na hora de construir ou reformar, invista na iluminação natural colocando mais janelas e claraboias pela casa, pois este tipo de decoração econômica reduz o consumo de energia

  1. Sensores de Presença:

Instale sensores de presença nas áreas comuns, como corredores, garagem, áreas que você passa pouco tempo para não correr o risco de esquecer alguma luz ligada. Então automatizar esse processo com sensores nesses lugares irá facilitar bastante no seu dia a dia.

  1. Use Cores Claras:

12 Dicas de Como Economizar Energia Elétrica, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Faça a pintura da sua casa de tetos e paredes com cores mais claras porque elas ajudam a refletir a luz natural que vem das portas e janelas. Dessa maneira, os ambientes irão permanecer mais claros por mais tempo, ajudando a gastar menos energia. 

Use também espelhos na decoração pois ajuda a ampliar os ambientes pequenos e a refletir a luz natural.

  1. Geladeira:

Evite ficar abrindo a porta da geladeira várias vezes, pegue tudo o que tiver que pegar da geladeira de uma vez, porque isso impacta muito no valor da conta  de  luz

Também é importante regular a temperatura da geladeira de acordo com temperatura ambiente, pois se estamos num período mais frio não tem necessidade dela estar refrigerando no máximo, coloque-a no médio, ajudando a economizar energia.

  1. Máquina de Lavar Roupa:

Este aparelho também consome muita energia, então separe um dia da semana para lavar o máximo possível de roupas juntas.

  1. Chuveiro:

O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões da sua conta luz, ele é responsável por 25% do seu gasto de energia; quanto mais quente estiver mais energia consumirá. Para diminuir este consumo, diminua o tempo de banho e, nos dias quentes, coloque na opção “verão”.

  1. Ar Condicionado:

Evite deixar o ar condicionado ligado enquanto você não está em casa, isso irá te ajudar a economizar bastante do seu dinheiro. Também mantenha a manutenção do seu ar em dia porque ela ajuda o seu aparelho funcionar melhor e gastar menos energia.

  1. Evite o horário de pico:

O consumo de energia costuma ser maior das 17h30 às 21h, o que aumenta a possibilidade de uso da bandeira vermelha, a mais cara. Portanto, tente fugir do uso de chuveiro, máquina de lavar, ar condicionado, e outros aparelhos eletrônicos  nesse intervalo. 

  1. Desligue tudo:

12 Dicas de Como Economizar Energia Elétrica, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Sempre tire da tomada os aparelhos que não estão sendo usados, pois os eletrodomésticos e eletrônicos, muitas vezes, mesmo quando estão desligados, utilizam energia se estiverem na tomada. Por isso, evite deixá-los na tomada o tempo todo. 

  1. Investigue se há algum problema elétrico:

Consulte um eletricista para ver se está tudo em ordem com sua fiação elétrica. Um dos problemas mais comuns é a fiação velha, nestes casos é importante investir e comprar fios e cabos elétricos de qualidade e que garantam segurança, para que você tenha uma boa instalação elétrica em sua casa.

  1. Menos impostos:

Toda conta de luz tem impostos, independente do kW que você gasta você paga mais impostos, se você gasta até 150 kWh você paga 12% ou se você gasta mais de 150 kWh você paga 25%. Ou seja, se você seguir essas dicas e economizar você vai pagar menos impostos

 

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

12 Dicas de Como Economizar Energia Elétrica, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Referências: 

https://www.imovelweb.com.br/noticias/decoracao/18-dicas-para-economizar-energia-em-casa/

https://casa.abril.com.br/sustentabilidade/13-dicas-economizar-energia/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Fale Agora com um de Nossos Consultores.