BITOLAS E AMPERAGEM: QUANTOS AMPERES SUPORTA CADA BITOLA DE FIO ELÉTRICO?
Você sabe qual é o significado do termo bitola? E quantos amperes cada uma suporta? Se a resposta for não, basta conferir nossa matéria até o final, iremos esclarecer tudo a cerca desses assuntos…
Você não precisa ser um profissional da área para ter acesso a essas informações, basta ser um pouco curioso e ter interesse em saber utilizar a bitola de fio correta para cada uso especifico.
Falamos tanto sobre bitola, mas o que é uma bitola?
Bitola é o nome que damos para a seção/área de um fio/cabo elétrico, ou seja, quando falamos sobre a bitola de um fio, na verdade queremos dizer sobre a grossura e espessura do mesmo. Sendo que, a bitola (espessura) mínima de um fio deve ser de 2,5mm para uso geral e 1,50 para circuitos de iluminação. Lembrando que não há problema em utilizar uma seção superior, mas nunca se deve usar uma inferior.
Para escolher as bitolas corretas para sua instalação o ideal é utilizar tabelas que direcionam ao fio correto a ser comprado, essas tabelas existem exatamente para que não tenhamos que fazer cálculos complexos e complicados. Tais tabelas podem ser encontradas na NBR 5410.
De maneira resumida, nós separamos a bitola de cabo com relação a amperagem, ou seja, a corrente elétrica que ela consegue suportar:
- Para 15 amperes, que é utilizado para lâmpadas = Utilizar uma bitola de fio de 1,5 mm²;
- Para 21 amperes, que é o normal para tomadas comuns em televisores, dentre outros = Utilizar uma bitola de fio de 2,5 mm²;
- Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²;
- Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²;
- Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².
Lembrando que esses são valores tidos como mínimos e que o ideal é sempre possuir em mãos tabelas de auxílio da norma vigente.
É de grande importância dizermos que, saber a teoria NÃO significa que você está apto a prática. A contratação de um profissional qualificado para a realização de instalações elétricas é indispensável para garantia de segurança de todos envolvidos.
Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!
Muito obrigado pela informações, são muito úteis para nós proficionais e que buscamos o conhecimento no dia a dia.
Olá, Sebastião, como vai? Ficamos muito felizes com seu feedback positivo. Precisando conte conosco! Obrigado! Att: Equipe Mega Cobre
Ótimo encontrei o que estava procurando.
Olá, Marcelo, como vai? Ficamos muito felizes em poder ajuda-lo. Precisando conte conosco! Obrigado! Att: Equipe Mega Cobre
olá a todos ! quero trocar o cabo principal de rede da minha casa, então comprei um novo cabo de 6mm, também estou querendo comprar um disjuntor bifásico, ai a minha duvida qual seria a amperagem ideal desse disjuntor? levando em conta que tenho um studio de gravação ao qual é ligado vários equipamentos na hora de gravação !agradeço a resposta obrigado.
Olá, Francisco como vai? Normalmente para São Paulo é utilizado para rede o cabo de 10mm, o cabo de 6mm é indicado para chuveiro. Att: Equipe Mega Cobre
Bom dia estou usando cabo de 10mm
Minha máquina e trifásica
Potência de 24.000
Está corrteo
Olá, Jorge, tudo bem? Alguns pontos que precisam ser considerados também são: A tensão da rede e a distância do motor em relação ao quadro geral de distribuição. Nesse link tem uma tabela que explica melhor sobre isso:
Se eu estou usando cabo 4mm em tomadas de 20A, qual disjuntor devo usar..em TUG e TUE e tbm em 1 circuito 220 com duas tomadas de 20A
Olá, Wagner, como vai? O indicado seria utilizar um disjuntor de 20A para cada tomada. A cada tomada de 20A se utiliza um disjuntor de 20A. Att: Equipe Mega Cobre
Pingback: Qual a diferença entre volts amperes e watts? Mega Cobre