fbpx

Como Calcular a Quantidade de Fio para a sua Instalação Elétrica?

Como Calcular a Quantidade de Fio para a sua Instalação Elétrica?

Você sabe como calcular a quantidade de fiação em instalações elétricas para evitar desperdícios ou falta de material? Pois bem, esta é uma das preocupações mais frequentes quando começamos uma obra ou uma reforma. Neste artigo iremos te ajudar a resolver este problema.

Bora lá, vamos te ensinar a como utilizar um escalímetro numa planta baixa elétrica para saber quantos metros de cabo você vai precisar de um determinado trecho a outro.

Primeiramente, você irá precisar da planta baixa elétrica do projeto em que ocorrerá a instalação elétrica. Em seguida, você vai precisar saber a escala da planta em que o projeto elétrico foi feito, para saber a escala utilize um escalímetro como auxílio.

OBS:

  • Escalímetro: é uma régua de escala triangular, cuja função é converter as dimensões reais dos objetos em desenhos menores ou maiores.
  • Planta baixa elétrica: é o desenho de uma instalação elétrica que apresenta todos os dispositivos e trajeto dos condutores em suas posições físicas de maneira precisa, apesar de ser uma representação bidimensional.

Então como vamos medir a quantidade necessária de cabos para a obra através do projeto?

Vamos usar um exemplo para ficar mais claro:

Se em uma planta a escala é 1:50, isto significa que a cada 1 cm medido na planta equivale à 50 cm no tamanho real

  • procure a escala 1:50 no escalímetro

  • meça a distância de uma tomada a outra

  • Então neste nosso exemplo, a distância de 3,5m de uma tomada a outra, então precisaríamos 3,5 m de cabo.

Faça isso para todos circuitos elétricos da planta baixa, cômodos tomadas interruptores em que irá ocorrer as instalações elétricas para prever a metragem de cabos que você vai precisar para o projeto

Portanto é só utilizar o projeto e o escalímetro para calcular a quantidade de cabos que você irá passar pela instalação.

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *