fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

CABO DE REDE LAN: Saiba quais os principais modelos

CABO DE REDE LAN: Saiba quais os principais modelos

CABO DE REDE LAN: Saiba quais os principais modelos

Você já ficou em dúvida na hora de comprar um cabo de rede?  Cabo CAT5, CAT5e e CAT6! Você conhece esses cabos?

Hoje vamos falar sobre: CABO DE REDE LAN: Saiba quais os principais modelos.

O que é o cabo de rede LAN?

O cabo de rede LAN faz referência há um sistema de fiação eletromagnética que transporta dados para um conjunto de computadores que estão funcionando a uma pequena distância. Assim, podemos encontrar o cabo LAN em equipamentos como roteadores e modens.

A sigla “LAN” vem do inglês “Local Area Network” que, em português, é conhecida como “rede local”.

Este tipo de cabo, pode funcionar dentro de sua casa, de um prédio, um campus de universidade, ligando apenas três computadores ou até centenas de computadores usados por milhares de pessoas.

Apesar de todos os cabos de rede LAN parecerem iguais, mudando apenas as cores, no mercado atualmente encontramos principalmente 3 tipos diferentes de cabos de rede LAN: CAT5, CAT5e e CAT6.

Existe realmente diferença entre os cabos de rede CAT5, CAT5e e CAT6?

Os cabos de rede LAN cat5, cat5e e cat6 são os mais comuns encontrados comercialmente. As diferenças entre eles resumem-se, basicamente, à largura de banda, frequência e diafonia, que é a sensibilidade a interferências.

CAT5:

O cabo CAT5 é o mais antigo entre os cabos de rede comercialmente disponíveis, ele é formado por quatro pares de cabos de cobre trançados e revestidos por uma capa de plástico.

Hoje em dia ele é considerado defasado, porque sua velocidade de operação máxima (largura da banda) é de apenas 100 Mb/s (megabit por segundo), logo, se você utilizar um pacote com velocidade superior a 100 Mb/s, o ideal seria substituir o cabo de rede cat5 por um mais moderno. Assim, ele só permitirá que essa taxa de 100 mbps seja usada para comunicação com seu dispositivo a uma distância máxima de apenas 100 metros. 

Além da limitação de velocidade de internet, o cabo de rede cat5 pode lidar com perdas de pacotes por causa de crosstalk, ou seja, ele pode sofrer interferências de outros cabos ao seu redor, isso acaba se traduzindo em falhas entre o modem ou roteador e o ponto de acesso causando pontuais lentidões, indisponibilidade ou até mesmo esporádicas interrupções de downloads.

Além disso, o cabo de rede cat5 opera em frequência de 100 MHz (megahertz), o que é uma frequência baixa, mas que não deve impactar mesmo tarefas intensas de streaming ou download único ainda que frequências maiores possam tornar mais estáveis conexões quando múltiplos arquivos estão sendo transferidos.

Dessa maneira, por conta deste cabo ter uma largura de banda de até 10Mb/s a uma distância de 100 metros, e uma frequência de 100 MHz e é muito suscetível a interferências, o que acaba prejudicando o seu desempenho.

CABO DE REDE LAN: Saiba quais os principais modelos, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,CAT5E:

O cabo de rede LAN CAT5e leva este nome por ser uma versão melhorada do cat5. Ele é muito similar ao seu antecessor, também conta com quatro pares de cabos de cobre trançados.

Ele é um cabo mais adequado para quem tem conexões acima de 100 Mb/s em casa, porque ele consegue atingir 1000 Mb/s em transferências. Ou seja, o cat5e é capaz de alcançar uma largura de banda de 1 Gb/s (gigabyte); o que é até dez vezes a velocidade do cabo anterior. Assim, ele acaba sendo um bom meio termo entre o cat5 e cat6 porque consegue entregar velocidade maior e custa um pouco menos que o cat6.

Algumas desvantagens ainda estão presentes como o caso do crosstalk e também a frequência de 100 MHz, e assim como a geração anterior, ele só pode ser utilizado para conectar o ponto de internet a um dispositivo a uma distância máxima de 100 metros.

CABO DE REDE LAN: Saiba quais os principais modelos, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

CAT6:

CAT6 é uma grande evolução em relação às tecnologias dos cabos anteriores, ele conta com os mesmos quatro pares de cabos de cobre trançados, mas com uma torção ainda mais forte, além de um isolamento entre os pares trançados; o que diminui significativamente à suscetibilidade a interferências entre os próprios pares e externas.

Ele permite conexão doméstica de 1000 Mb/s, ou seja, uma largura de banda de 1 Gb/s, à uma distância máxima de 100 metros. E também alcança 10 Gb/s se a distância for de até 55 metros. E no caso de  usuário avançados e áreas específicas da indústria isso é de grande ajuda, pois ao transferir arquivos entre computadores locais a velocidade será bem mais rápida.

Já para os usuários domésticos também ganham outras melhorias, como a redução na possibilidade do crosstalk, graças a um novo arranjo interno dos pares metálicos que agora contam com uma divisão dos fios internos, geralmente com nylon, que reduz a chance de interferências. E ao contrário das gerações anteriores o cabo de rede cat6 usa a frequência de 250 MHz, isto significa que  além de maiores velocidades de internet, também há mais espaço para múltiplos pontos de downloads e uploads, assim, aumentando a eficiência nesse tipo de tarefa.

Dessa forma, o cabo cat6 opera em uma frequência de 250 MHz e pode alcançar uma largura de banda de 1 Gb/s a 100 metros de distância ou 10 Gb/s a uma distância de até 55 metros.

CABO DE REDE LAN: Saiba quais os principais modelos, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Como identificar um cabo de rede cat5, CAT5e e cat6?

Esses cabos possuem alguns pontos em comum: todos utilizam o conector RJ45 nas duas pontas, por isso são compatíveis com qualquer roteador ou modem já instalado na sua residência. Além do mais, todos utilizam pares metálicos trançados internamente e estruturalmente são muito parecidos, o que pode gerar dúvidas no momento da compra.

CABO DE REDE LAN: Saiba quais os principais modelos, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

A melhor forma de distingui-los é observar as inscrições no corpo do cabo, alguns dados técnicos aparecem escritos no comprimento e dessa forma é possível identificá-los quando não são comercializados diretamente em uma embalagem própria com as informações impressas no pacote.

Precisa de um orçamento? Entre em contato com o time Mega Cobre através do telefone (11) 2359-0171 ou clique aqui e fale conosco pelo whatsapp. 

CABO DE REDE LAN: Saiba quais os principais modelos, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

 

Referências:

https://tecnoblog.net/responde/qual-a-diferenca-do-cabo-de-rede-cat5-cat5e-e-cat6/

https://nasatecnologia.com.br/diferenca-cabo-de-rede-cat5e-vs-cat6/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores.