CABO DE COMANDO E CONTROLE
Você já ouviu falar dos cabos de comando e controle? Sabe para o que servem e onde utilizá-los? Hoje iremos entender um pouco mais sobre este produto.
Afinal, o que é o cabo de comando?
O cabo de comando e controle é feito com condutores de cobre eletrolítico nu com encordoamento classe 5, conforme a norma ABNT NBR NM 280.
Estes cabos são utilizados em diversos processos e práticas específicas da indústria, por isso possuem muitos modelos disponíveis no mercado. Assim, os cabos de controle são usados na junção de circuitos de comando e na sinalização de distintas práticas indústrias como em: painéis elétricos, automação de processos de subestações, edifícios, sistemas de comando e sinalização comercial ou industrial.
Seu isolamento possui uma bainha de PVC termoplástico, assim, este cabo é revestido com PVC/ST1; o que atende as normas de revestimento e isolamento da NBR 7289. Dessa maneira, este processo de isolamento é de suma importância para garantir a segurança da instalação caso haja um curto-circuito, pois esta isolação possui características anti-chama.
Além disso, a isolação é muito importante pois indica qual a temperatura máxima de trabalho que o cabo irá aguentar sem sofrer danos.
Quais são as vantagens dos cabos de comando e controle?
Devido a sua vasta utilização na indústria, podemos destacar algumas características para as vantagens do uso dos cabos de comando e controle, dentre elas:
- Ação anti-chamas: o revestimento do cabo de controle não só impede a propagação da chama, mas também extingue qualquer fonte de fogo.
- Resistência à abrasão: a capa protetora do cabo de controle é resistente à abrasão, que pode ocorrer durante a movimentação intensa dos cabos em vários processos industriais
- Resistência à umidade: o cabo de comando é muito resistente a umidade, por isso é mais seguro sua utilização em indústrias que estão mais expostas à umidade devido ao seu tipo de operação ou estrutura
- Custo benefício: o cabo de controle tem um ótimo custo-benefício considerando seus benefícios, utilidades e durabilidade.
Onde utilizar os cabos de comando e controle?
Os cabos de comando e controle normalmente são adequados para instalações fixas e móveis.
Seu uso nas indústrias é para processos de automação industrial e painéis de controle, desse modo, para cada necessidade temos um modelo específico e adequado de cabos de comando. Dentre os processos industriais temos o controle da transmissão, regulagem ou mediação de sinal.
Dessa forma, suas principais aplicabilidades são: em equipamento elétrico de sinalização, instalação de máquinas, instalação de circuitos de comando e controle e botões de energia.
Sendo um produto bem versátil, a utilização dos cabos de controle em locais industriais destaca-se por sua interligação de máquinas que serão utilizadas no processo produtivo. Este tipo de máquina requer um ponto de transmissão de comando entre dois pontos, assim, o cabo de controle atende a essa necessidade de manter a instalação fixa de controle.
Características:
Os cabos de controle podem ser de vários diâmetros e seu formato é totalmente cilíndrico, o que facilita a instalação e o uso de ferramentas apropriadas para manuseio.
Além disso, é importante ressaltar que todos os cabos de controle, principalmente quando utilizados em ambientes industriais, devem ser produzidos conforme as normas: ABNT/MERCOSUL: NM-280 e NM-IEC; NBR NM IEC 60332-3-23 (Tipo B); ABNT: NBR 7289 (cabo de controle quando fabricado com isolamento PVC/PVC/ferrugem); ABNT: 6251 NBR.
Portanto, sempre lembre-se de trabalhar com cabos de comando e controle de qualidade, procure um fornecedor confiável e de segurança para garantir a prevenção de futuros acidentes, assim como também para um bom funcionamento e manutenção de máquinas em ambientes industriais potencialmente perigosos.
Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!