Como fazer emendas em cabos e fios elétricos?
As emendas são frequentemente usadas para pequenos reparos na fiação, para que haja o melhor funcionamento da rede elétrica ou até mesmo para outras finalidades, como um prolongamento da extensão dos fios, por isso hoje vamos ensinar as principais emendas e os cuidados a serem tomados durante esse procedimento.
O QUE É UMA EMENDA?
É um reparo na fiação uma junção das extremidades de um fio. para consertar ou adicionar um ponto de energia.
Qual a importância de uma emenda bem feita?
Devemos ter em mente a importância de uma emenda bem feita pois caso o contrario pode resultar em alguns problemas como: mau contato, desperdício de energia, superaquecimento, diminuição da condutividade, curtos-circuitos, entre outros acidentes.
Quais cuidados e equipamentos devemos ter?
Para realizar a instalação devemos nos atentar a algumas medidas de segurança para começarmos a manutenção do cabo: procure utilizar EPIs, ferramentas apropriadas como alicate universal e alicate de crimpagem, não utilize estiletes pois esta ferramenta não é indicada para este uso, utilize um canivete ou outro instrumento adequado, utilize também uma fita isolante e certifique-se de passa-la em torno do fio várias vezes até que fique com a espessura aproximada do fio. Em cada passo da isolação você deve garantir que ela fique bem apertada e fixa já que as folgas são uma das principais causas dos aquecimentos nos fios e de rompimento das junções.
Para evitar curtos-circuitos e interrupções na passagem de energia elétrica, as emendas não podem estar expostas a áreas de contato. Para isso, o uso de fita isolante garante que os fios fiquem protegidos e interligados.
Por fim, tenha cuidado ao decapar o cabo flexível a fim de evitar que ele seja danificado. Apesar de ser uma dica simples, muitas instalações são prejudicadas devido a erros e falta de cuidado nessa etapa. Uma emenda de cabo elétrico bem executada evita inúmeros problemas e ao colocar em prática tudo o que aprendeu neste post, você garante a sua segurança e aumenta a vida útil dos seus equipamentos e instalações.
Quais são os principais tipos de emendas de fios?
Lembre-se o ideal é sempre utilizar conectores para emendas elétricas ou fazer a soldagem do fio com estanho para que ele preencha os espaços e garantir maior segurança, condutividade e durabilidade da emenda. Caso não seja possível vamos te mostrar as principais emendas para reparos e como realiza-las em fios rígidos e flexíveis:
Mas o que são fios rígidos e flexíveis:
Cabo rígido – possui um único fio maciço de cobre ou alumínio;
Cabo flexível – é constituído por vários fios finos de cobre ou alumínio.
EMENDA DE RABO DE RATO
Trata-se de uma emenda trançada utilizada para união de dois ou mais condutores também serve para ampliar o comprimento do condutor.
Fio rígido: desencape os fios e deixe eles lado a lado, com o auxílio de um alicate segure ambos e com a outra mão gire os fios, se necessário utilize outro alicate para garantir firmeza e não se machucar, finalize torcendo a ponta.
Foto
Fio flexível: repita o mesmo procedimento. Caso queira finalize com fita isolante.
Foto
EMENDA DE PROLONGAMENTO
A emenda de prolongamento é usada para estender a fiação em caso de desgaste de material ou mesmo de material insuficiente para novas instalações. Esse prolongamento serve exclusivamente para alcançar outro ponto na rede.
-Deve se utilizar a mesma bitola do fio.
Fio rígido: desencape os fios e cruze as pontas dos condutores, gire os fios em sentidos opostos se necessário utilize outro alicate para garantir firmeza e não se machucar.
Foto
Fio flexível; repita o mesmo procedimento.
Foto
Abra cada fio em duas partes e conecte elas torcendo uma para o sentido horário e outra para o sentido anti-horário, finalize unindo elas em uma torção ou apertando com o alicate, em seguida revestindo com fita isolante.
Foto
Emenda de derivação:
A técnica leva eletricidade de um ponto central (fio) para outro ponto sem interromper o fluxo de energia já existente. Ou seja, ela desencapa uma parte de um fio e emenda um ou mais fios a aquela parte desencapada, assim criando um ponto a mais sem precisar cortar o fio. É usada para adicionar um ou mais pontos de luz ou tomadas à instalação.
Condutor rígido: pegue o fio central e desencape um pedaço, em seguida repita isso com a ponta do outro cabo que vai ser inserido no fio central. Posicione os cabos como mostrado na foto a baixo e torça eles com o auxílio de um alicate.
Foto
Condutor flexível: pegue o fio central e desencape um pedaço e dívida seus filamentos formando um buraco como mostra na imagem, em seguida repita isso com a ponta do outro cabo e abra ele em duas partes.
Foto
Passo 2: coloque o cabo derivado dentro do central e gire cada ponta para uma extremidade como indicado na foto abaixo.
Foto
Dicas de Finalização adequada:
Para finalizar emendas de fio rígido utilize dois alicates universais girando bem as pontas até os final e as dobrando se possível, para evitar que elas possam perfurar ou danificar outra parte da isolação ou rede de fios.
No caso dos fios flexíveis procure mantê-los paralelos e nunca torça os filamentos antes de realizar a emenda, isso irá prejudicar a condutibilidade.
Foto
SEJA QUAL FORMA A EMENDA QUE VOÇE ESCOLHER LEMBRE-SE DE ISOLAR BEM COM FITA ISOLANTE PARA EVITAR DETERIOÇÃO, MAU CONTATO E SUPERAQUECIMENTO LEVANDO O DERRETIMENTO DA ISOLAÇÃO.
lembramos que esses reparos devem ser preferencialmente realizados por um profissional, mas caso opte por realizar sozinho siga nossa dicas e conte com nossa equipe da MEGACOBRE sua parceira há mais de 7 anos, uma empresa especializada na distribuição de fios e cabos elétricos que sempre busca proporcionar a melhor experiência para nossos clientes.
ficou com alguma dúvida especifica? Entre em contato com nossa equipe da MEGA COBRE, através do telefone (11) 2359-0171 ou clique aqui e fale conosco pelo whatsapp.
A Mega Cobre tem o compromisso de te garantir um excelente atendimento e a satisfação de uma compra bem sucedida!