fbpx

dicas que você precisa para uma instalação eletrica

DICAS QUE VOCE PRECISA SABER PARA UMA INSTALAÇÃO ELETRICA SEGURA

Em geral as instalações elétricas costumam ser uma parte fundamental das etapas de uma obra ou reforma é de suma importância que seja bem realizada pois ela dará segmento as principais fontes de energia de sua construção, deve ser bem executada e utilizar matérias e alta qualidade.

 

A instalação elétrica utiliza um conjunto de equipamentos para a instalação de energia em um projeto, a instalação é constituído por fios, cabos e outros acessórios que juntos formam uma ponte entre a fonte que gera energia e as cargas elétricas.

 

As instalações elétricas podem ser residenciais/prediais, industriais ou comerciais, sendo as industriais as mais complexas e as residenciais e comerciais as mais básicas.

 

Neste post de hoje iremos abordar alguns pontos essências que você deve saber para realizar sua instalação de forma eficiente e segura.

 

ETAPAS E DIVISÕES DE UMA INSTALAÇÃO ELETRICA

Por ser um serviço que requer cuidado e atenção, ele é dividido em infraestrutura, medição e proteção, cabeamento e controle.

Instalação elétrica e infraestrutura: são todos os materiais importantes para uma boa instalação elétrica: painéis de distribuição, caixa de passagem, as caixas de medidores, bandejas elétricas, leitos elétricos, eletrocalhas, suportes, fixadores para cabos e outros acessórios;

Medição e proteção: é composta por medidores, fusíveis e disjuntores. Essas ferramentas monitoram e protegem as instalações elétricas e, por isso são essências;

Acessórios de cabeamento: os fios e cabos são responsáveis por conduzir e conectar a fonte às cargas elétricas, como os equipamentos elétricos e eletrônicos que você possui em casa, carregadores de celular, por exemplo;

Controle: serve para saber se os disjuntores estão realizando corretamente o desligamento dos circuitos e interruptores ou demais itens;

Todas as instalações elétricas precisam passar por manutenções e prevenção de falhas após o fim do projeto. Estes possíveis reparos devem ser sempre acompanhados por profissionais especializados.

TENSÕES

 A instalação com maior frequência utilizada é a de baixa tensão no meio residencial, mas existem o que chamamos de alta tensão e tensão reduzida, ou extra baixa.

Reduzida ou extra baixa: utilizado mais em eletrodomésticos e eletrônicos opera em correntes de até 75V em corrente continua e chega a 50V em corrente alternada.

Baixa tensão: mais utilizada em residências e alguns comércios, opera em tensão nominal acima de 75V em corrente continua chegando até 1500V e alternada entre 50V até 1000V igual ou menor a 1KV

Media tensão: para tensões entre 1.000 e 36.000V – utilizada para consumidores que utilizam mais de 75KW, entre 1KV e 69KV

Alta tensão: em geral encontrada em ambientes industriais e com circuitos de maior complexidade, opera em valores acima dos definidos em baixa tensão podendo chegar até 750V, entre 69KV e 230KV

  • 127V – uso residencial e equipamentos de pequeno porte;
  • 220V – uso residencial e industrial;
  • 380V – uso industrial;
  • 440V – uso industrial.

COMO REALIZAR UMA INSTALAÇÃO SEGURA

Seja habilitado para o serviço: a instalação deve ser realizada por um profissional capacitado que siga as orientações da norma NR 10 (princípios de segurança em instalações e serviços de eletricidades).

Matérias de qualidade: nem sempre os produtos mais baratos são a melhor escolha principalmente se tratando de fios e cabos elétricos que devem ser de alta qualidade afim de evitar mau contato, desperdício de energia, super aquecimento, diminuição da condutividade, curtos-circuitos, entre outros acidentes.

Para isso conte conosco. veja nossos modelos de cabos e fios com um excelente preço e qualidade garantida.

Planta do projeto e principais pontos de instalação definidos: deve constar especificações como pontos de luz, tomadas e interruptores e considerar a necessidade de cada ambiente.

Equipamentos adequados: Para realizar uma instalação elétrica você vai precisar de martelo, alicates, furadeira, chave de fenda, multímetro, testadores, disjuntor, interruptores, eletrotubos, entre outros. Todos esses materiais são encontrados para venda ou aluguel, em lojas especializadas que oferecem equipamentos mais modernos e seguros.

Lembrando que os requisitos para uma instalação residencial e algumas comerciais são mais simples e demandam menos equipamentos, etapas e materiais do que uma industrial.

Caso esteja em duvida qual cabo usar em cada ponto de sua instalação e muito mais temos um post completo sobre isso, basta clicar na foto a baixo e visitar nossa matéria completa.

 

PRINCIPAIS ERROS MAIS COMUNS NAS INSTALAÇÕES ELETRICAS

  • sobrecarregar disjuntores;
  • utilizar disjuntores incompatíveis com cabos elétricos;
  • não instalar o diferencial residual (RD);
  • não utilizar bitolas corretas;
  • adquirir materiais de baixa qualidade;
  • não fazer o aterramento;
  • utilizar extensões de forma inadequada

 

Portanto, para qualquer obra ou reforma de instalação elétrica residencial ou comercial é importante a contratação de um profissional especializado. Esse especialista fará o projeto de acordo com as normas exigidas e saberá solucionar eventuais problemas que possam aparecer durante o processo.

 

Ficou com alguma duvida?

Para isso você pode contar com a MEGACOBRE sua parceira há mais de 7 anos, uma empresa especializada na distribuição de fios e cabos elétricos que sempre em busca proporcionar a melhor experiência para nossos clientes e para que isso seja cumprido possuímos uma equipe experiente que estão prontamente disponíveis para esclarecer qualquer que seja sua dúvida.

A Mega Cobre tem o compromisso de te garantir um excelente atendimento e a satisfação de uma compra bem sucedida!

Entre em contato com o time Mega Cobre através do telefone (11) 2359-0171 ou clique aqui e fale conosco pelo whatsapp. 

 

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *