fioecabo.com.brGTM-W9CFLZK

Tudo sobre os CABOS COAXIAIS

Tudo sobre os CABOS COAXIAIS

Você conhece o cabo coaxial? Sabe onde e por quê este cabo
pode ser utilizado?

 

Hoje vamos te explicar Tudo sobre os CABOS COAXIAIS.

 

Características dos cabos coaxiais:

O cabo coaxial é um cabo condutor usado para transmissão de sinais de vídeo ou áudio, e ele opera por meio de uma linha de transmissão não balanceada, essa linha de transmissão é um meio para condução de sinais elétricos de forma confinada, ou seja, ele vai impedir que o sinal que percorre o cabo saia ou evitar que sinais de fora entrem no cabo e acabem provocando uma interferência.

Este cabo é basicamente constituído por um fio de cobre central envolvido por um material isolante; ele também possui blindagem metálica e capa flexível. Assim, essa proteção extra garante o transporte do sinal sonoro de forma rápida, sem falhas e imune à instabilidades eletromagnéticas ou outras interferências oriundas de ondas de rádio. 

Um cabo coaxial é um cabo que possui quatro camadas diferentes. O centro do cabo é um fio fino de cobre com uma camada de isolamento plástico ao seu redor. Acima dessa camada há uma malha de metal que oferece outra camada de isolamento e  blindagem contra interferências externas. A camada  mais externa é feita de borracha, que é o isolamento final. Cada extremidade do cabo tem uma fina camada de cobre que pode ser parafusada em seus eletrônicos.

Além disso, um dos aspectos mais importantes na utilização dos cabos coaxiais é a correta montagem dos conectores, pois este é o local onde ocorre a maior porcentagem de falhas durante a instalação, logo, para o bom funcionamento dos cabos coaxiais, eles requerem conectores específicos como: BNC, TNC UHF N SMA. Assim, cada tipo de cabo coaxial possui um conector específico e aplicação.

Tudo sobre os CABOS COAXIAIS, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

 

Tipos de isolantes utilizados em cabos coaxiais:

  • Polietileno convencional (PE): Geralmente é o mais encontrado nos cabos coaxiais; tem baixo custo e boas características elétricas, não é adequado para operações em ambiente cuja temperatura esteja acima de 80ºC; não é inflamado.
  • Polietileno retardante a chama: Evidentemente é utilizado em locais onde quer retardar a velocidade de propagação da chama.
  • Teflon (FEP): Apresenta excelentes características em altas temperaturas, sua baixa constante de isolantes permite sua aplicação em cabos coaxiais miniaturas.

Por quê utilizar cabo coaxial?

Ele possui boa proteção contra interferências (se seus conectores forem corretamente instalados); boa blindagem. Assim, seus sinais internos não vazam e sinais externos não entram.

Largura de banda adequada dependendo do tipo de cabo podemos ir até dezenas de GHz. Embora sua banda seja bem menor que a fibra óptica, os sistemas com cabos coaxiais tendem a utilizar equipamentos, ferramentas e mão de obra de menor custo.

Tipos e Aplicações:

Nós podemos encontrar uma grande variedade de tipos de cabos coaxiais. A escolha de um determinado tipo vai ser em função de sua aplicação, faixa de frequência de operação, instalação, perdas, peso e potências. Desse modo, os cabos coaxiais podem ser categorizados por aplicações, impedância, rigidez, condutores.

Onde utilizar os cabos coaxiais:

Os cabos coaxiais são usados especialmente para fins audiovisuais. Ele pode ser conectado diretamente à sua televisão ou tomada do receptor. Também é usado para conectar antenas pessoais a conversores digitais, televisores e sistemas de segurança.

Desta forma, nós podemos utilizar os cabos coaxiais resumidamente em dois grandes grupos:

  • TV a Cabo, CFTV (sistemas fechados de televisão) e vídeo 
  • RF (radio frequência) e microondas 

Para TV a Cabo, CFTV ou vídeo são usados cabos coaxiais de 75 ohms de impedância, normalmente eles são utilizados em residências ou instalações de baixo ou médio custo. Podemos encontrar os modelos RG6, RG59, RG11; estes são cabos flexíveis geralmente com condutor central rígido.

Já para os sistemas de rádio frequência, são usados os cabos coaxiais de 50 ohms; sendo os cabos mais comuns o RG58 e RG213.

 

Precisa de um orçamento? Entre em contato com o time Mega Cobre através do telefone (11) 2359-0171 ou clique aqui e fale conosco pelo whatsapp. 

Tudo sobre os CABOS COAXIAIS, , $sitename%, fio, cabo, cobre, elétrica, reforma, construção, obra,

Para maiores informações, entre em contato com a Equipe Mega Cobre. Estaremos à disposição para ajudar!

 

Referências:

O que é e onde usar um cabo coaxial


https://www.oficinadanet.com.br/post/10155-o-que-e-cabo-coaxial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

POLITICA DE PRIVACIDADE

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores.